Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTUDO

Emater divulga pesquisa sobre impacto tecnológico no atendimento remoto de agricultores na pandemia

Estudo cobriu os 144 municípios ao longo de julho de 2020, no decorrer do auge da crise sanitária na região Norte do país

Por Governo do Pará (SECOM)
15/06/2022 12h25

Os resultados de uma pesquisa inédita sobre o uso de tecnologias para atendimento público de agricultores familiares paraenses, de forma remota, durante a pandemia de covid-19 estão sendo divulgados em primeira mão, em nível nacional, durante o XIV Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Confaser), em Brasília, no Distrito Federal. A pesquisa é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). 

Sob o tema "Sustentabilidade da Ater na Era Digital", o evento é realizado até esta sexta-feira (15), com a participação dos pesquisadores Elayne do Socorro Barbosa, bibliotecária e especialista em Arquivologia; Ivanete Lopes, pedagoga e mestra em Gestão em Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia; Raimundo Nonato Ribeiro, engenheiro agrônomo, mestre em Ciências Florestais; Cristiane Corrêa, veterinária e mestra em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, e outros seis representantes do Pará.

Desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação e Metodologia (NMC), o estudo cobriu os 144 municípios ao longo de julho de 2020, no decorrer do auge da crise sanitária na região Norte do país. 

“Perante uma pandemia na qual se obriga o distanciamento social, o estudo mostrou que foi entendida a necessidade de se buscarem novas formas de se adquirem e transmitirem informações. Houve utilização frequente de mídias sociais e aplicativos, com boa capacidade de acesso à internet, para que não se interrompesse, nem se prejudicasse o trabalho com os agricultores”, explica a chefe do Núcleo de Comunicação e Metodologia (NMC), Cristiane Corrêa. 

A pesquisa completa será publicada pela Emater nas fontes institucionais nos próximos meses, para livre acesso. 

Texto: Aline Miranda/ Ascom Emater