Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Pará participa do Brasil Investiment Forum, maior evento de atrações de investimentos da América Latina

Evento reúne investidores e estados, destacando os potenciais de cada região do Brasil

Por Governo do Pará (SECOM)
15/06/2022 10h48

O estado do Pará participa pela quinta vez consecutiva do Brasil Investiment Forum (BIF), evento que objetiva debater o ambiente de negócios do país e as oportunidades econômicas. A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) participam como representantes do Pará no Fórum organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ministério da Economia e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O fórum ocorre entre os dias 14 e 15 de junho em formato híbrido.

O BIF reúne uma rede de contato direto, através de painéis, entre quem tem interesse de investir diretamente com os estados, criando espaços para expor os potenciais de cada região do Brasil. No Pará, as expectativas são grandes em razão do grande potencial do estado em setores como infraestrutura, logística, mineração, agronegócio, energia, bioeconomia e para os projetos em curso no estado que impactam diretamente na melhoria do ambiente de negócios. 

Representados pela Codec e Sedeme, o Pará participa do Fórum nos formatos físico e a distância. Para o diretor de Atrações de Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina, as equipes estão preparadas para divulgar aos investidores os potenciais econômicos do Pará, apresentando as políticas públicas ofertadas pelo Governo do Estado como os incentivos fiscais estaduais e também municipais das cidades incentivadas pela Codec.

“Temos a oportunidade de mostrar para investidores que a nossa região é muito rica em várias cadeias produtivas, como a logística, agronegócios, bioeconomia e outros setores que podem sem beneficiar com a localização privilegiada do estado em se tratando de exportação tanto para a América Latina, quanto para o mundo”, explica Ibiapina.

Equipes de gerentes orientadas para a atração de investimentos da Codec e Sedeme vão estar de plantão participando das palestras e salas de conversas com pessoas do mundo inteiro em formato digital. Para o gerente de Comércio Exterior da Codec, Eduardo Rodrigues, a preparação para participar de um fórum tão grande quanto o BIF começa bem antes do evento.

“Estamos sempre nos preparando para receber um investidor e apresentar nossos potenciais a qualquer momento. E para dar mais efetividade em nossas negociações, dialogamos também com os municípios para que eles também estejam preparados para receber investimentos que potencialmente vão gerar empregos na região. E essa parceira é fundamental quando o investidor chega e observa que as facilidades já existem para ele. Isso acaba se tornando uma grande vitrine de oportunidades para todos”, conta Rodrigues.

Segundo o secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, no Pará existem mais de 150 indústrias incentivadas pelo Governo do Estado, com ações de incentivos fiscais que elevam a produção e geração de renda com a verticalização da indústria na Amazônia.

“Nosso objetivo ao participar do Brasil Investment Forum é colocar em evidência todos os diferenciais competitivos do Pará para o mercado de investimentos. Queremos destacar projetos que visam contribuir com o desenvolvimento econômico do estado e que tenham potencial para despertar o interesse dos investidores. Essa é a nossa principal missão aqui, representar o estado do Pará como importante destino para investimentos no Brasil”, Ledo que participa presencialmente do fórum.

Texto: Ascom Codec