Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ophir Loyola presta homenagens a servidores no Dia Mundial do Doador de Sangue

Instituição agradeceu aos doadores regulares e lançou campanha de doação, que inicia no próximo dia 30 deste mês

Por Governo do Pará (SECOM)
14/06/2022 20h08

O Hospital Ophir Loyola (HOL) prestou, nesta terça-feira (14), homenagens a servidores que regularmente integram campanhas e caravanas em prol da doação de sangue. Com temática junina, a programação alusiva ao 14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue, contou com apresentações culturais, distribuição de brindes e degustação de comidas típicas. O evento estendeu ainda convites aos presentes para que participem da Campanha de Doação de Sangue no HOL, que será realizada nos próximos dias 30 de junho e 1º de julho.

Origem - O 14 de Junho faz referência ao nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner (1868-1943), que tipificou e verificou a compatibilidade entre grupos sanguíneos. A descoberta, que assegura transfusões mais seguras, garantiu ao pesquisador o Prêmio Nobel de Medicina de 1930 e grandes avanços na hematologia. 

“A celebra aqueles que se manifestam voluntariamente para salvar vidas. Independente de cor, religião e orientação sexual, o doador de sangue é o cidadão que está em boa condição de saúde e que não mede esforços para doar amor. Para nós, é uma grande alegria e satisfação festejar a vida”, afirmou Betania Mourão, assistente social da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

Para ela, a data permite também reiterar a relevância de campanhas de captação de novos doadores. “É um dia para lembrar daqueles que doam, mas também para conscientizar sobre a importância de se tornar um doador regular. Afinal, a doação de sangue é um elo entre todos os setores da sociedade. É preciso estabelecer parcerias, que são sinônimo de motivação, captação, sensibilização e, acima de tudo, sobrevivência”, pontuou Betania.

Idealizado pela Agência Transfusional do HOL, o evento desta terça contou com a presença do Hemopa, Fundação parceira da casa de saúde em eventos que visam ampliar o número de doadores e torná-los regulares. “Estimulamos constantemente a doação de sangue. Aproveitamos a oportunidade para divulgar o trabalho e, ao mesmo tempo, agradecer por todo apoio que os servidores nos dão durante todo o ano, nas caravanas e campanhas. Eles se dispuseram a sair dos seus setores para doar e ajudar os nossos pacientes e tantas outras vidas. É um gesto de solidariedade, de boa vontade, e de muito amor ao próximo, que muita das vezes não se conhece”, afirmou a enfermeira Leonice Assunção, da unidade hemoterápica do HOL.

Servidora do HOL há 15 anos, a técnica em enfermagem Nelma Silva realiza doações de sangue regularmente por mais de duas décadas. “Atuo na clínica cirúrgica e sei da importância da doação para a vida dos pacientes. Doo sangue regularmente e também realizo captação de doadores. Já esclareci dúvidas de amigas e conhecidos, que decidiram doar e vestir essa camisa também. Participo das caravanas e das campanhas promovidas pelo hospital, e isso é algo do qual me orgulho muito”, contou.

Junho Vermelho - O mês junino enfatiza a conscientização sobre a importância da doação de sangue. Alcançar novos doadores representa alento para instituições que precisam dos componentes sanguíneos para salvar vidas. “Por mês, realizamos cerca de 900 transfusões de sangue dentro do hospital. Atendemos várias especialidades e fazemos o suporte transfusional de todos os pacientes que necessitam. Logo, todos os dias necessitamos de doadores para que haja reposição do estoque. O sangue não tem prazo infinito de validade e, por isso, precisamos da doação diária e contínua”, explicou a médica Lívia Ramalho, hematologista e coordenadora da Agência Transfusional do HOL.

A hematologista ressalta ainda que estoques baixos nos bancos de sangue inviabilizam  procedimentos necessários em diversas instituições de saúde. “Muitas das vezes, os pacientes que estão em tratamento oncológico, por exemplo, seja por quimioterapia, radioterapia ou por necessidade cirúrgica, precisam fazer transfusão de sangue. Isso porque as hemácias, plaquetas e plasma dão o suporte de vida para que eles sigam na batalha contra o câncer. Então, a Agência Transfusional também toma para si a responsabilidade de repor esse estoque do Hemopa, com diversas ações voltadas à captação de doadores seja dentro do hospital ou em parcerias com outras instituições que também nos ajude com a divulgação do código 161, do HOL”, explicou Lívia.

Apresentações do Grupo Abaluaê do Telégrafo animaram os servidores, que foram convidados a participar da campanha que inicia no próximo dia 30. “A dança representa vida, alegria, entusiasmo e esperança. É algo muito bonito de se mostrar, assim como a doação de sangue, que não deixa de ser um ato de amor, de vida. Atualmente não posso doar por conta do meu peso, mas tenho muita vontade”, afirmou Ivany Palheta, dançarina há mais de 25 anos do grupo.

Para aqueles que, assim como Ivany, não podem doar, a assistente social Mônica Sosinho, do HOL, ressalta a importância do trabalho de captação. “Nós estamos sempre juntos nesse desafio constante de sensibilizar a sociedade a doar de forma voluntária. Aos que não podem doar, saibam que podem convidar outras pessoas a fazer esse gesto de amor. A ação de hoje é um chamado para a próxima campanha de doação de sangue do Ophir Loyola. Passaram três meses do sucesso da última ação, quando atingimos a meta estabelecida de 100 bolsas. Agora teremos um tempo maior, serão dois dias de campanha para que todos consigam doar com tranquilidade”, ressaltou a assistente social do HOL, Mônica Sosinho.

Texto: Ellyson Ramos - Ascom Hospital Ophir Loyola