Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HGT adere ao Junho Vermelho e realiza tipagem sanguínea para incentivar doação de sangue

Por Governo do Pará (SECOM)
14/06/2022 18h40

Usuários recebem cartilha educativa sobre a doação de sangueEm alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça-feira (14), o Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado no sudeste paraense, promoveu aos usuários em atendimento e acompanhantes, na Recepção Central da unidade hospitalar, uma ação solidária e coletiva com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do ato incentivado pela campanha nacional do “Junho Vermelho: garantia de vida”.

O evento foi conduzido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que contou com a entrega de uma cartilha educativa e a realização da tipagem sanguínea. “Parece ser algo banal, mas existem pessoas que não sabem o seu tipo de sangue e tão pouco se importam em doar. Com isso, unimos os dois e trouxemos para todos no HGT esta ação para alertá-los”, ressaltou Alene Quadros, biomédica e coordenadora do evento.

A profissional conta ainda que saber a tipagem sanguínea é extremamente importante, pois em caso de urgência, a transfusão pode ser facilitada. Sobre a doação de sangue, Alene incentiva “que todos podem ir até o serviço de coleta de sangue mais próximo da sua residência, porque uma bolsa de sangue é o item mais complexo que se tem na Agência Transfusional, pois não compramos. Dependemos de doação de sangue para que possamos atender a todos os nossos usuários que precisam ser transfundidos”. 

A biomédica pontua os critérios básicos para a coleta de sangue: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal); possuir mais de 50 kg; estar bem alimentado (não pode estar em jejum); dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação.

A profissional esclarece ainda que o intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres; e para quem se vacinou contra a Covid-19, pode doar sangue, desde que, seja necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias, para quem recebeu as demais vacinas.

Um dos participantes da ação e o primeiro a realizar a tipagem sanguínea foi o eletricista Everaldo Sampaio, de 35 anos. “Sou doador há um bom tempo. Fui incentivado pela empresa onde trabalho. Fico entusiasmado em realizar a doação, porque é um ato de humanização e eu já salvei a vida de um amigo. É gratificante a gente salvar vidas de pessoas. Portanto, doar sangue é muito importante. Vamos realizar”, completou conscientizando.

Everaldo Sampaio realizando a tipagem sanguínea.Junho Vermelho - Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído em 2004 para reconhecer o trabalho de voluntários, no qual ajudam a salvar vidas e apoiam ações que conscientizam a população sobre a importância do ato. A data é 14 de junho, no entanto, o mês todo é dedicado ao tema, por isso, batizado de Junho Vermelho relacionando com a cor do sangue.

Estrutura

O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pallmer Barros