Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DELÍCIA PARAENSE

Governo, produtores e empresários do Pará participam do 1º Chocolat Salvador

O 1º Festival Internacional de Cacau e de Chocolate da capital baiana o Pará mostra o cacau e o chocolate produzidos de maneira sustentável

Por Governo do Pará (SECOM)
11/06/2022 13h41

O cacau e o chocolate do Pará estão representados no 1º Festival Internacional de Cacau e de Chocolate de Salvador (Chocolat Salvador), atestando a diversificação da produção regional. Produtores e empresários que integram a comitiva paraense são oriundos de diferentes regiões de Integração do Estado. O grupo foi convidado para o evento pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que coordena o Funcacau (Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura no Pará), para representar o Estado e divulgar a variedade da produção amazônica.O sabor do cacau paraense e a variedade de produtos brilham nas vitrines do evento realizado na capital da Bahia

O Chocolat Salvador foi aberto na tarde da última quinta-feira (09) e prossegue até este domingo, no Centro de Convenções da capital da Bahia.

A produtora Izete Costa, mais conhecida como dona Nena, moradora da Ilha do Combu, pertencente ao município de Belém, faz o manejo de cacau nativo preservando a floresta, além de produzir chocolate. Ela ressalta que a participação no evento é uma boa oportunidade para mostrar sua produção. “Para nós é maravilhoso participar do Festival, pois ajuda não só a divulgar a nossa marca, mas também o nosso Estado e todo aquele esforço que a gente faz no campo. O apoio do governo do Estado é muito importante. Estamos conhecendo e trocando experiências novas, e também permitindo que outros produtores e o público conheçam a nossa produção”, diz a dona Nena.

Otimismo - Dividindo o espaço do Pará no Centro de Convenções de Salvador está Narciso Batista, produtor de amêndoa de cacau no assentamento Tuerê, no município de Novo Repartimento, na Região de Integração Lago de Tucuruí, no sudeste paraense. Assim como a produtora do Combu, Narciso está otimista com a participação em um dos mais importantes festivais da América Latina.Espaço do Pará atraindo o interesse do mercado no Festival Internacional

“Temos ótimas expectativas, a esperança de buscar conhecimento, participar das melhorias e ver cada vez o desenvolvimento da cacauicultura no Pará, e no Brasil em geral”, ressalta o produtor, que reconhece a importância da cultura do cacau para o Governo do Pará. “Cada vez mais eu percebo a importância que vem sendo dada para a participação dos produtores em eventos como este. Desde que eu participei do primeiro, não deixei mais de estar presente nos demais. Eu vejo que o governo estadual está trabalhando para abrir as portas para todos os produtores de cacau”, afirma Narciso Batista.

Do evento também participam produtores dos municípios de Medicilândia (na Região de Integração Xingu), e Mocajuba, da Região de Integração Tocantins, na exposição dos produtos e em rodadas de negócios.

Sabor amazônico - O secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, João Ramos, participou da cerimônia de abertura e destacou a liderança nacional do Pará na produção de cacau com características únicas. “Isso está claramente sendo demonstrado aqui. Há muita gente passando no espaço do Pará. A nossa produção continua crescendo, e já temos 205 mil hectares de cacau no Estado. É o cacau e o chocolate do Pará para o mundo”, frisou o secretário.

Neste sábado (11), o engenheiro agrônomo da Sedap Ivaldo Santana, coordenador do Procacau (Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Pará), ministra palestra sobre o tema “Cacau do Pará: Sabor da Amazônia”, traçando um panorama da cacauicultura no território paraense.

Além da Sedap e dos empresários e produtores, compõem a comitiva paraense representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da Câmara Setorial de Cacau, da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).

Texto: Rose Barbosa – Ascom/Sedap