Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Em Santa Cruz da Arari, Governo do Pará realiza certificação e entrega microcrédito

Por Camila Santos (SEASTER)
10/06/2022 18h11

Nesta sexta-feira (10), o Governo do Pará realizou mais uma certificação do programa "Qualifica Pará", desta vez, 60 alunos residentes no município de Santa Cruz do Arari receberam os documentos. Na ocasião, alunos dos cursos de extração de óleos vegetais, mecânico de motocicletas e cabeleireiro receberam o certificado das mãos do governador Helder Barbalho, que realizou uma vasta agenda de entregas no município. 

Além dos certificados, três alunos receberam o microcrédito oferecido pelo programa. “Santa Cruz é um município que merece nossa atenção, então, ao longo do tempo, pelas distâncias, nós percebemos que precisamos mudar isto, mudar com trabalho, com compromisso e com presença de governo. Hoje com obras, abertura da primeira agência bancária, benefícios, asfalto, entrega dos certificados do Qualifica Pará, portanto um conjunto de benefícios para que o governo do estado possa colaborar com Santa Cruz do Arari e com todo o Marajó”, destacou o governador. 

O Qualifica Pará conta com a disponibilidade de 1452 turmas nos 144 municípios paraenses. Além da capacitação, a inciativa prevê um microcrédito voltado aos educandos, que contribuirá na compra de equipamentos e na estruturação de um empreendimento. O valor do crédito gira entre R$ 500 a R$ 5 mil, e está sob gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará). 

“Foi um curso muito importante que vai ajudar a gente se qualificar e vai trazer mais benefícios para o nosso município. Aqui tem muitos profissionais, mas a maioria não são qualificados e agora com o crédito vai ajudar a gente abrir o nosso próprio negócio e nos ajudar ainda mais”, comentou a aluna do curso de cabelereiro, Vanessa Gemaque. 

Através dos 45 tipos de cursos, o programa já alcançou 102 municípios. A iniciativa vai qualificar 30 pessoas em todo o estado e tem contribuído na geração de postos de trabalho e na abertura de novos empreendimentos.

“Um dia especial e abençoado ao nosso município. Inauguração de obras grandes que vão dar uma alavancada na economia do nosso município. Isso é crescimento, desenvolvimento. Sem dúvida com a qualificação e girando a economia, com o investimento desse crédito, teremos melhorias e mais emprego e abertura de negócios à população”, concluiu o Prefeito Nicolau Pamplona.