Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E CIDADANIA

Representante da Unesco avalia avanços do Projeto Gol do Brasil em Belém

A pesquisa na cidade onde o projeto é pioneiro vai verificar a qualidade das aulas ministradas e o desempenho dos alunos

Por Governo do Pará (SECOM)
10/06/2022 14h23

Alunos e profissionais do 'Gol do Brasil', projeto que mescla esporte e desenvolvimento socioeducacionalO Projeto Gol do Brasil, iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), recebeu a visita da representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Carolina de Paula, na última quinta-feira (09). O objetivo foi avaliar o desenvolvimento do projeto de futebol de campo em Belém, que tem a parceria da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Carolina de Paula realiza uma pesquisa de desenvolvimento socioeducacional para verificar a qualidade das aulas ministradas e o avanço dos alunos. “Essas avaliações são feitas no início, meio e fim de cada ciclo, para que seja verificado se realmente está afetando a vida das pessoas, pois o projeto não é apenas o futebol. Esperamos e acreditamos que o ‘Gol do Brasil’ tenha impacto social na vida das pessoas. A Avaliação é feita por captura de informações, por meio de diálogos e questionários aplicados. Esses dados estatísticos servem para que seja possível avaliar as unidades, a satisfação e, principalmente, o que precisa ser melhorado”, informou a representante da Unesco.Carolina de Paula durante a pesquisa em Belém

O projeto oferece aulas gratuitas de futebol de campo para crianças e adolescente, de 06 a 17 anos, da rede municipal de ensino. O lançamento ocorreu em setembro de 2019, e atualmente conta com 120 inscritos.

Um dos ex-alunos do projeto é Rafael Sena Soares, que destacou as vantagens da iniciativa em sua vida. “O projeto realizou maravilhas, levando as habilidades de vida pra além do campo, que foram fundamentais para que eu me tornasse a pessoa que sou. Busco sempre compartilhar meus aprendizados com minha família e amigos. Hoje, faço faculdade de Educação Física, e uma das maiores motivações que tive para escolher essa profissão foi o Gol do Brasil”, contou.

Parceria da Seel - “O projeto em Belém do Pará é pioneiro do Gol do Brasil, onde se tem um excelente trabalho, através da Federação de Futebol Paraense e do governo do Estado, por meio da Seel, que já são nossos parceiros desde 2019. Aqui o projeto é mais estruturado, e todas as ações feitas são um sucesso, e para o futuro a expectativa são as melhores, de expandir o projeto, aumentar o número de alunos atendidos e qualificar, cada vez mais, as ações com as crianças”, ressaltou Bruno Rosell, coordenador técnico da CBF Social.

“É muito gratificante para a Seel receber esta visita da CBF e Unesco para análise e avaliação do Gol do Brasil, que além da prática do futebol desenvolve um trabalho que auxilia na formação do cidadão, com base nos 10 ensinamentos da ONU (Organização das Nações Unidas)”, acrescentou Vitor Borges, secretário adjunto da Seel. 

Texto: Ascom/Seel