Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa realiza ação em comemoração ao dia dos namorados

Por Vera Rojas (HEMOPA)
09/06/2022 18h57

No próximo sábado (11), véspera do Dia dos Namorados, o clima será de amor na sede do Hemopa, na Batista Campos; e na Unidade de Coleta Castanheira, em Ananindeua; com a solidariedade de casais de namorados de todos os gêneros e idades para celebrar a multiplicação da vida.“Prove seu amor e salve vidas, doe sangue”, será a temática do final de semana com a meta de 100 coletas de bolsas.

A ação faz parte da programação da campanha junina “Um ato de amor que salva vidas. Doe sangue”, que começou dia 1º e se estenderá até o dia 30, com o objetivo de reforçar o estoque técnico de sangue da instituição, que está com déficit de 25% para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar.

De acordo com a gerente de Captação de Doadores a assistente social Juciara Farias, a proposta é reunir, nos serviços de coleta de sangue, pessoas conectadas com sentimentos positivos como amor carinho parceria e companheirismo. “Estamos otimistas para receber os namorados que vão reservar um tempinho de seu amor para a doação de sangue que deverá salvar amores de outras pessoas”. 

Campanha junina- A programação está sendo realizada em todas as unidades de coleta de sangue da hemorrede estadual, composta por: Belém (sede Hemopa e unidades de Coleta de Sangue Pátio Belém e Castanheira); Hemocentros Regionais (Santarém, Marabá e Castanhal), e Hemonúcleos em Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Capanema e Redenção. Durante todo o mês haverá Caravanas Solidárias em parceria com instituições públicas e privadas.

Os doadores do período podem desfrutar de ambiente decorado com adornos da época e lanche típico da festividade.

Neste mês também vamos comemorar o Dia Mundial dos Doadores de sangue, homenageado dia 14, além de dar visibilidade à campanha nacional “Junho Vermelho”, pra incentivar este ato solidário.

Confira os critérios para a doação:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal);

- Ter mais de 50 kg;

- Estar bem alimentado (não pode estar de jejum);

- Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;

- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Para mais informações: 08002808118 de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 17h