Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PECUÁRIA

Ações educativas, vacinação e visitas a laticínios integram o Dia 'B' da Brucelose no Pará

A programação da Adepará e rede de parceiros foi realizada em uma fazenda em Castanhal, com apoio do setor produtivo

Por Governo do Pará (SECOM)
09/06/2022 15h51

Palestras abordaram a importância do consumo de produtos que passam por inspeção Palestras técnicas voltadas ao produtor rural, vacinação de bezerras, ações educativas em escolas, visita a laticínios e Dia de Campo em propriedades rurais marcaram o Dia “B” da Brucelose em diversos municípios do Pará. A programação foi idealizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), por meio da Gerência do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, para conscientizar o setor agroprodutivo e a sociedade que consome produtos de origem animal sobre a importância das medidas sanitárias de prevenção, controle e erradicação da Brucelose - infecção transmitida de animais para pessoas, principalmente por produtos lácteos não inspecionados.

O objetivo das ações do Dia “B” foi prevenir a doença e garantir a sanidade do rebanho paraense, o terceiro maior do País com mais de 24 milhões de animais. Durante a manhã, na Fazenda Três Marias, localizada no KM-71 da BR-316, no município de Castanhal, produtores rurais acompanharam palestras técnicas ministradas por fiscais estaduais agropecuários da Adepará, auditores fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Fazenda Três Marias, em Castanhal, que sediou as ações do Dia 'B'Os assuntos abordados trataram sobre boas práticas de manejo e ordenha, certificação de propriedades e abertura de novos mercados para a produção paraense. A gerente do Programa Estadual da Brucelose Bovina e Bubalina, médica veterinária Márcia Penna, abordou a situação sanitária do rebanho no Estado.

Com o apoio do Sindicato de Produtores Rurais de Castanhal, o evento contou com a participação de mais de 20 instituições, entidades do setor agroprodutivo e empresas produtoras de produtos lácteos, além de quatro instituições públicas e privadas de ensino superior de Castanhal que formam médicos veterinários.

Esforço conjunto - O presidente do Sindicato Rural de Castanhal, Almir Campos, disse que há um grande esforço do setor agroprodutivo para tornar Castanhal livre de brucelose e tuberculose. “Foi a semente que foi plantada. Estamos trabalhando todos juntos - Sindicato Rural, Adepará e Governo do Estado - e tenho certeza que em pouco tempo vamos erradicar completamente todos os prejuízos que vêm quando o gado é contaminado com essas doenças”, ressaltou.

O empresário Oscar Rodrigues, proprietário da fazenda que sediou o evento, destacou a importância de iniciativas que agregam o setor agroprodutivo. “Esse evento me deixou feliz pela oportunidade de nos reunir, de estabelecer um relacionamento amistoso com órgãos estaduais, como a Adepará. É de grande importância na nossa atividade, que é o comércio varejista, porque são os parceiros que ajudam a melhorar nosso trabalho, e a Adepará tem esse mérito pelo trabalho relevante que faz”, reiterou.Lanche com produtos lácteos da região

A programação prosseguiu durante a tarde com ações de educação sanitária para aproximadamente 100 estudantes do Colégio Antônio Leite, de Castanhal. Houve teatro de fantoches, ordenha de vacas, distribuição de revistas educativas e lanche com produtos fornecidos por laticínios da região, que possuem registro na Adepará. Também foram vacinadas bezerras contra a brucelose, pela médica veterinária Débora Marchiori, profissional cadastrada no programa.

Para a veterinária Cleane Pessoa, fiscal estadual agropecuária, a mobilização mostrou que é possível conscientizar a todos sobre os riscos de consumir produtos inspecionados e saudáveis. “É de suma importância que a comunidade tome conhecimento e saiba como ocorre o processo de contaminação da brucelose. A mobilização dos produtores, a presença dos alunos das universidades de Castanhal, os estudantes do ensino fundamental e o apoio da imprensa mostram que conseguimos despertar a atenção para o tema. Nós avaliamos que essa data seja escolhida todos os anos, e ocorra essa mobilização geral no Estado. Em Castanhal, é fundamental realizar essas ações porque nós temos laticínios, redes de frigoríficos e uma cadeia produtiva muito forte, e precisamos levar essas informações para a comunidade, para que a população possa se conscientizar e consumir alimentos seguros e de qualidade”, disse a fiscal.Profissionais que participaram da programação

Vacinação - Os produtores devem aplicar uma dose da vacina nas bezerras de 3 a 8 meses de idade. A imunização ocorre em duas etapas: A primeira é realizada de 1º de janeiro a 30 de junho, e a segunda, de 1º de julho a 31 de dezembro.

A Adepará deve ser notificada com a apresentação de atestado de vacinação fornecido por médico veterinário cadastrado na Agência, órgão oficial de inspeção sanitária do Estado. A vacinação contra a brucelose é obrigatória, por isso a fiscalização e o monitoramento da Adepará são fundamentais para evitar prejuízos à pecuária paraense.

Os médicos veterinários que aplicam a vacina devem estar cadastrados no serviço oficial de defesa sanitária animal. A vacina está disponível em 600 revendas existentes no Pará.

Texto: Rosa Cardoso/Adepará