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Estado qualifica profissionais para elaboração da Carta de Serviços ao Usuário

A formação, realizada na Escola de Governança, em Belém, reúne 73 servidores públicos, representantes de 41 órgãos estaduais

Por Isabela Quirino (EGPA)
09/06/2022 14h10

O Governo do Pará, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodepa), em parceria com a Escola de Governança Pública (EGPA), realiza a partir desta quinta-feira (09) uma formação para 73 servidores públicos, representantes de 41 órgãos estaduais, voltada para a elaboração da Carta de Serviços ao Usuário do Estado do Pará e apresentação do sistema desenvolvido pelo Estado para a produção deste trabalho. Os participantes da formação vão contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos pelo Estado ao cidadão

A Carta de Serviços ao Usuário é um documento que visa informar o cidadão dos serviços prestados e compromissos de atendimento ao público. Arthur de Souza, ouvidor-geral do Estado, destaca que a formação dará subsídios para que os servidores façam corretamente os levantamentos dos serviços públicos ofertados por cada órgão do Estado. “Precisamos cumprir requisitos na Carta de Serviços, e é o que vamos trazer para esta formação junto com a conceituação técnica, que visa a eficiência do serviço público através da tecnologia de gestão”, explica Arthur de Souza.

Lilian Campos, ouvidora da Fundação Santa CasaO Núcleo de Transformação Digital do Estado, formado por órgãos como a OGE, Prodepa, Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), são responsáveis pela construção do conceito e implementação do Portal de Serviços do Estado do Pará, o que motivou a formação ofertada durante esses dois dias. O ouvidor-geral Arthur de Souza e a diretora da Escola de Governança, Elisângela Jorge

“Desenvolvemos o sistema que será apresentado aqui e resultará no Portal de Serviços do Estado do Pará, para sincronizar a construção da Carta em todos os órgãos do Estado e gerar um diálogo mais eficaz com a sociedade”, acrescenta o ouvidor-geral. 

A capacitação é direcionada aos servidores designados para este trabalho envolvendo ouvidores, profissionais dos núcleos de planejamento e servidores relacionados à transparência pública dos órgãos. O curso prossegue até sexta-feira (10), na Escola de Governança Pública.

"Esta iniciativa é fundamental, pois precisamos ter uma base e utilizar a mesma linguagem em todo o Estado para a elaboração deste documento, especialmente quando falamos de atendimento ao cidadão", disse a servidora Lilian Campos, que atua como ouvidora na Fundação Santa Casa do Pará. 

Jorge Augusto, servidor da Emater escolhido para a capacitaçãoResponsabilidade - Para Jorge Augusto, da Assessoria de Desenvolvimento Organizacional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), participar da elaboração da Carta de Serviços é uma grande responsabilidade. Segundo ele, a capacitação vem somar aos conhecimentos já oferecidos no órgão, para que o trabalho seja elaborado com maior assertividade. “O curso agrega novos elementos para nós, que já estávamos pensando na composição do documento. A possibilidade de realizar este trabalho on-line, em um sistema desenvolvido pelo próprio Estado, trará um impacto muito maior para o público, que terá acesso e clareza quanto aos serviços ofertados”. 

"Estamos muito felizes em poder compartilhar essa missão de facilitar o acesso aos serviços públicos pelos cidadãos, formando os servidores que irão construir este documento tão importante", ressalta a diretora-geral da EGPA, Elisângela Jorge.