Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Oficina da Emater ensina como reciclar sobras de verduras e frutas

Evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente da Empresa de Assistência Técnica até esta sexta-feira (10)

Por Governo do Pará (SECOM)
09/06/2022 13h41

Na manhã desta quinta-feira (9), a Emater promoveu no escritório central em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), uma capacitação para a confecção de composteira doméstica, alternativa fácil e barata de reciclar lixo orgânico dentro de casa.  

O evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Emater de 6 a 10 de junho em todo o Pará. Com 11 participantes, a Oficina teve parceria do Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), com o objetivo de promover educação ambiental e de instruir o uso de alimentos.  Dessa forma, esse material pode se transformar em adubo orgânico e substituir produtos químico em jardins e na agricultura. 

"Qualquer pessoa pode construir e utilizar a composteira doméstica, desde que possua alguns cuidados,  como evitar o contato de insetos, evitar restos cítricos e evitar produtos não-orgânicos", explicou Carlos Corrêa, pesquisador da Ceplac e ministrante da Oficina, o engenheiro agrônomo e florestal, mestre em ciências florestais. Os resíduos muitas vezes acabam sendo descartados inadequadamente. 

Oficinas desse tipo são caminhos para ensinar e incentivar as pessoas a dar destinação a esses resíduos e perceberem que essa reciclagem é possível. A aposentada Inês Brasil, de 54 anos, possui um sítio e conta que participou incentivada pela irmã. 

“Quero cuidar das plantas que já tenho, pois com o adubo posso dar nutrientes necessários para as plantas. Também quero ter uma experiência a mais para trabalhar com o solo, pretendo economizar pois só compro a terra já fértil’’, detalha.

Texto de Aline Miranda, com colaboração de Larissah Pinheiro