Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESTAQUE

Festival Internacional de Chocolate e Cacau de Salvador conta com a participação de comitiva do Pará

Além de representantes do Governo do Estado, integram a missão paraense produtores de cacau e empresários de chocolate de origem

Por Governo do Pará (SECOM)
09/06/2022 12h10

Durante os próximos quatro dias, a contar desta quinta-feira (9), será realizado o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau de Salvador, no estado da Bahia. O Pará está com um espaço instalado no Centro de Convenções da capital baiana, local em que ocorrerá a programação. Todos os últimos ajustes estão sendo realizados pela equipe paraense.

O Pará participa com uma missão do Governo do Estado composta por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), produtores de amêndoas e empresários de chocolate de origem e integrantes da Câmara Setorial do Cacau da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará ( Faepa).

Cozinha-show com renomados chefes, Cozinha Kids, palestras, mesas de debates, rodada de negócios e contatos com compradores de outros países são algumas das atrações que compõem a programação. Também será realizada uma feira internacional que contará com convidados especiais.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, João Ramos, que está na comitiva paraense, fará uma palestra no próximo dia 11, quando explanará o tema “ Cacau do Pará, Sabor da Amazônia”. Ele destacou que o público poderá apreciar a qualidade e sabor único da produção do cacau e do chocolate da Amazônia. Ele lembrou que em todas as edições anteriores o produto paraense chama atenção pela qualidade e cuidado com a preservação ambiental.

O secretário salientou que o Governo do Estado, por meio da Sedap e Sedeme, via recursos do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará(Funcacau), fornece todo o apoio necessário para a participação dos produtores e empresários do estado em programações como a do Festival de Salvador.

"A Secretaria conta com parceiros na capacitação para a melhoria da qualidade do cacau paraense. A produção continua crescendo. Temos hoje cacau em cerca de 205 mil hectares no Pará. Os impactos no estado estão sendo demonstrados a partir do momento que 1.500 a 2 mil novos produtores do cacau são incorporados na cadeia produtiva ao ano”, destacou o titular da Sedap.

A comitiva estará representada pelos produtores do município de Novo Repartimento, Medicilândia e Mocajuba com o cacau de várzea. Os chocolates de origem estarão representados pelas empresas de Belém, Ilha do Combu e Medicilândia.

Serviço: O Chocolat Salvador será realizado no período de 9 a 12 de junho no Centro de Convenções, localizado na Avenida Octávio Mangabeira, 5.490 – no bairro Boca do Rio. Salvador

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap