Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO DE SANGUE

Hemopa incentiva cidadania nas instituições

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/11/2017 00h00

Como parte da programação da Semana do Doador, realizada pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) até o dia 25 de novembro, está sendo promovida a campanha “Instituição Cidadã” para estimular a doação de sangue entre servidores públicos e também entre colaboradores de instituições privadas.

Mais de 40 instituições públicas e privadas paraenses foram convidadas a participar do movimento. “As que se mostraram interessadas estão recebendo um kit com materiais informativos para ajudar na mobilização interna e na orientação dos candidatos à doação. Esses profissionais vêm ao hemocentro representando suas instituições, mostrando que nesses órgãos há responsabilidade social”, explica a assistente social do Hemopa, Olinda Carvalho.

Olinda conta que, durante todo o ano, a Fundação realiza parceria com instituições da sociedade civil para o estímulo à doação de sangue. “Na semana do doador queremos enfatizar ainda mais essas parcerias. É um momento de festejar e agradecer porque eles são tão importantes para a manutenção do nosso estoque de sangue”.

Foi em caravana que colaboradores do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) chegaram para doar sangue nesta terça-feira (21). O diretor-geral do Hospital, Saulo Mengarda, explica que após o contato do Hemopa e reunião entre diretores e gestores do hospital, foi feito comunicado interno para incentivar a participação de todos os colaboradores. Segundo ele, a campanha está sendo muito bem recebida. “Percebemos que muitas pessoas querem ajudar, o desafio é para que se tornem doadores contínuos, não somente nesta campanha”.

O diretor ressalta ainda que é fundamental que todos entendam seu papel na sociedade e que possam contribuir com o próximo. “A Pró-Saúde, gestora do Hospital Galileu, já é uma parceira do Hemopa, realizando em todos os hospitais que gerencia a campanha de doação. Desejamos sempre contribuir nesta causa tão nobre!”, ressalta Saulo.

O DNA Centro de Educação Profissional foi outra entidade que já promoveu sua caravana. Um dos participantes foi a professora da instituição, Ingrid Fonseca. Para ela, a doação de sangue é algo que tem uma importância fundamental, que salva vidas

A administradora Sônia Galvão está mobilizando os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) para doarem sangue ao longo da semana. “Nós estamos indo em todas as salas, explicando o que é a doação de sangue. Quando surge alguma dúvida dos servidores e não sabemos responder, entramos em contato com as assistentes sociais do Hemopa que nos explicam tudo direitinho”.

As caminhadas de Sônia pelos setores do tribunal são acompanhadas pelo estagiário de fisioterapia Yuri Sgtowich. Ele conta que a adesão à campanha tem sido grande. “Produzimos uma camisa especial para a ação e, agora, andamos uniformizados pelo TCE. Nós, literalmente, vestimos a camisa da causa. Nossa ideia é criar uma cultura da doação de sangue no TCE e estamos recebendo todo o apoio para isso”, comemora o jovem.

Ainda como parte da Semana do Doador, no dia 24 haverá um encontro para multiplicadores do projeto “Agente da Doação” que vai reunir coordenadores do Programa Estratégia Saúde da Família no auditório do Hemopa. No encerramento, dia 25, o hemocentro preparou um grande “parabéns” para homenagear cada voluntário, além de diversas atrações culturais em uma estrutura montada no pátio do Hemocentro.

Serviço: Qualquer instituição pode participar da campanha “Instituição Cidadã” basta entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa por meio do telefone 3110-6622 ou pelo e-mail captacao@hemopa.pa.gov.br. As doações de sangue podem ser feitas no hemocentro coordenador que fica na Travessa Padre Eutíquio, bairro de Batista Campos, ou na Estação de Coleta Castanheira, que funciona no térreo de acesso ao Pórtico Metrópole, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h.