Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATITUDE SUSTENTÁVEL

Sedap conclui plantio com 44 espécies frutíferas em Capanema

Ação alusiva ao Dia do Meio Ambiente, em 5 deste mês, começou em maio passado e foi concluída nesta terça-feira (7)

Por Governo do Pará (SECOM)
07/06/2022 15h47

Em Capanema, servidores da Sedap participam do plantio de espécies florestais pelo Dia do Meio AmbientePara marcar a semana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último domingo (5), o prédio-sede da Regional da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em Capanema, município na Região de Integração Rio Caeté, passou a contar com 44 mudas das mais variadas espécies frutíferas. A ação iniciou, no dia 30 do mês passado e se estendeu até esta terça-feira (7), com os últimos plantios realizados pela equipe.

A coordenadora regional de Capanema, Grayce Costa, destacou que o trabalho é fruto de uma parceria entre a Regional de Capanema com a Emater local e a Secretaria de Meio Ambiente do município. O trabalho contou, também, com a parceria da Secretaria de Agricultura de Santa Luzia do Pará, que repassou cinco mudas de cacau.

Área externa da Sedap, em Capabema, recebeu mudas de banana, abacate, mamão, entre outras espécies De acordo com a coordenadora, o trabalho de arborização é importante, e foi uma das maneiras que a instituição encontrou para estimular o cuidado com o meio ambiente. “Vendo o espaço que temos, senti a necessidade de fazer algo para contribuir, principalmente, com o meio ambiente e então fizemos questão das plantas frutíferas; corremos  atrás das parcerias aqui pelo município”, explicou Grayce Costa.

Envolvimento - No total, foram plantadas cinco mudas de banana, 10 de café, uma de abacate, seis de mamão, cinco de cacau, 10 mudas de açaí, uma de graviola, cinco de coco e uma de maracujá.  A coordenadora destacou que a ação não seria possível se não fosse a parceria e o envolvimento de servidores da regional da Sedap e de instituições que atuaram conjuntamente tanto no plantio quanto no fornecimento das mudas.Resultado da ação de arborização na Sedap

A iniciativa de arborização teve a participação a coordenadora da Regional de Capanema; do servidor da instituição, Gerson Leal; do servidor da Emater de Capanema, Jairo Eiras; do secretário de Agricultura de Santa Luzia do Pará, Franksom Dias; do engenheiro agrônomo de Santa Luzia; Jean Oliveira; da assistente administrativa da Regional de Capanema, Sarah Maciel; e do engenheiro agrônomo, Oscar Peixoto, da Secretaria de Meio Ambiente de Capanema.

Texto de Rose Barbosa / Ascom Sedap