Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Fiscais da Adepará apreendem mudas de citros comercializadas de forma irregular

As mudas, que foram destruídas para prevenir a entrada de pragas no Estado, saíram de Goiânia com destino ao município paraense de São João do Araguaia

Por Governo do Pará (SECOM)
07/06/2022 15h19

A fiscalização constante visa evitar a entrada de pragas que podem destruir as plantações em solo paraenseA Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), por meio da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa), em Parauapebas, município do sudeste paraense, apreendeu nesta semana 250 mudas de citros comercializadas de forma ambulante, o que é proibido pela legislação.

Além da venda ambulante, os comerciantes estavam com documentação fitossanitária vencida. Houve, ainda, desvio da rota, já que a mercadoria saiu de Goiânia (GO) com destino à sede municipal de São João do Araguaia, também na região Sudeste. Devido às irregularidades e ao risco sanitário, as mudas foram destruídas.

De acordo com o fiscal estadual agropecuário Vandeilson Belfort, da Ulsa de Parauapebas, as ações de defesa vegetal visam assegurar que o território paraense continue livre de pragas de grande potencial econômico. “Esse é o procedimento para manter o Estado livre de pragas quarentenárias, que são ameaças para a nossa região. Isso tudo é para fortalecer nossa fruticultura e prevenir que essas pragas adentrem o nosso Estado, para que não tenhamos sérios prejuízos econômicos para a citricultura, além da restrição da comercialização desses frutos no Pará e no Brasil. Essa é nossa função enquanto Agência de Defesa, garantir a sanidade e a competitividade dos produtos de origem vegetal no agronegócio paraense”, ressaltou.O caminhão transportava 250 mudas de citros

Ação intensificada - A fiscalização foi realizada pelos fiscais estaduais agropecuários Raimundo Júnior e Vandeilson Belfort, e pelos agentes fiscais agropecuários Denis Leite e Jeferson Carvalho, da Ulsa Parauapebas, em parceria com uma equipe da Polícia Militar. “Foi uma ação muito bem amparada pela lei, que nós vamos intensificar para coibir o comércio dessas mudas de citros, que colocam em risco o setor produtivo do Estado do Pará”, acrescentou Cleber Sampaio, gerente de Sementes e Mudas da Adepará. 

Equipe responsável pela apreensão das mudasO Pará possui dois grandes polos citrícolas, um localizado no município de Capitão Poço, na região Nordeste, que abrange os municípios de Garrafão do Norte, Ourém, Irituia e Nova Esperança do Piriá, e outro em Santarém, no oeste, que engloba Alenquer, Monte Alegre e Mojuí dos Campos.

Texto: Rosa Cardoso – Ascom/Adepará