Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Sedap apresenta as estratégias de fomento para cacau sustentável

Por Governo do Pará (SECOM)
06/06/2022 21h25

O fomento repassado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que coordena o Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), foi um dos temas apresentados durante a realização do I Concerto Ambiental de Altamira, município localizado na Região de Integração do Xingu. A programação foi aberta na quinta-feira (2) e encerrada no último domingo (5).

O evento apresentou a situação ambiental do município e as proposições para a conservação florestal e sua relação com a mitigação das mudanças climáticas.

Engenheiro agrônomo, Ivaldo Santana, da Sedap, recebe o certificado de participação O engenheiro agrônomo, Ivaldo Santana, coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Pará (Procacau), participou da mesa-redonda intitulada Fomento para Desenvolvimento Sustentável, cujo tema foi “Estratégia do Fomento para o Desenvolvimento da Bioeconomia, Manejo dos Serviços e Bens Florestais e da Recuperação da Paisagem”.

 Durante a sua explanação, o especialista deu um panorama da produção cacaueira no Pará. De acordo com as informações apresentadas, o Pará tem 205.403 hectares de área plantada e 147.659 de área colhida. A produção média é de 146. 409 toneladas sendo que o número de estabelecimentos no segmento é de 28.500. Os dados são com base no levantamento do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), sistematizados pelo Núcleo de Planejamento e Estatísticas( Nuplan) da Sedap. O Estado é atualmente o maior produtor de cacau do Brasil. “Foi muito importante a nossa participação nesta programação, pois pudemos não apenas explanar sobre a produção do cacau como também a importância e como são utilizados os recursos do Funcacau para termos cada vez mais um cacau de melhor qualidade e que, sobretudo, estimula a sustentabilidade na cacauicultura do Pará”, destacou Santana.

Coordenador do Procacau da Sedap, Ivaldo Santana, apresenta um panorama do cacau no Pará O I Concerto Ambiental  foi realizado pela Prefeitura Municipal de Altamira através da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma). A programação ocorreu no Centro de Convenções e Cursos (CCC) de Altamira.

Ao final, foi lançado o documento  denominado ‘Carta para Altamira’ onde serão listadas metas prevendo o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e sustentável de nosso município, tendo como foco a potencialização da agricultura familiar por meio de Sistemas Agroflorestais, planos de recuperação florestal e propostas de crédito de carbono. Simultaneamente, o público participou da   Feira da Bioeconomia.

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap