Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Santa Izabel recebe vários investimentos de infraestrutura do Estado

Por Lilian Guedes (SECTET)
06/06/2022 20h45

Nesta segunda-feira (6), o Governo do Pará, por meio do da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), assinou diversos convênios para a melhoria da infraestrutura do município de Santa Izabel. O ato de assinatura contou com a presença do governador Hélder Barbalho, do secretário-adjunto de obras, Arnaldo Dopazo e do prefeito Evandro Watanabe. O chefe do executivo estadual destacou a parceria que vai garantir benefícios para os moradores e desenvolvimento do município. 

“Queria festejar mais essa conquista para a segurança de Santa Izabel. A cidade, por muito tempo, viveu o conflito de ter no seu território o maior complexo penitenciário do nosso Estado e hoje, podemos vir aqui, no complexo de Americano, assinar um convênio que vai beneficiar a Vila e o Distrito. Por isso, festejo aqui, os convênios que foram assinados: de pavimentação de ruas, do horto municipal, do mercado, convênios importantes que trazem benefícios para a cidade de Santa Izabel, fruto da parceria do governo do Estado com o deputado Hélio Leite, com o deputado Chicão,  com a Assembleia Legislativa para que possamos ajudar o município”, destacou Helder Barbalho. 

Santa Izabel é um município do estado do Pará, que faz parte da Região Metropolitana de Belém e fica localizado a 36 quilômetros da capital. Fundado em 1934, possui uma área territorial de 717,6 Km2 e sua população estimada em 72.856 habitantes, segundo estimativas do IBGE. Com uma ampla extensão, a parceria entre prefeitura e Estado vai garantir a população recapeamento e pavimentação asfáltica de vias urbanas, reconstrução e ampliação do CRAS, na Vila de Americano, reconstrução do Mercado Municipal e a instalação de um Parque Urbano Florestal. 

Investimentos importantes para a desenvolvimento do município e benefícios para os moradores da região, como desta o secretário-adjunto de obras, Arnaldo Dopazo. 

“Nós vamos assinar vários convênios com a prefeitura de Santa Izabel no sentido de trazer melhorias para a comunidade do município desde o asfalto como também a reconstrução e ampliação do CRAS e do Mercado Municipal, assim como a implantação do Parque Ambiente Florestal”, disse o secretário. 

Recapeamento e pavimentação - O convênio de mais de R$10 milhões vai garantir a execução de serviços para as vias urbanas do municípios. Pareceria que vem sendo consolidada, como ressalta o gestor municipal, Evandro Watanabe. 

“Essa é uma parceria entre o governo do Estado, olhando atentamente para o município de Santa Izabel em que vemos a cada dia, as obras sendo realizadas, a parceria sendo consolidada e sobretudo, o nosso governador Helder vindo para fazer a diferença em nosso município. Hoje, teremos quatro convênios a serem assinados, a do Mercado Municipal de Americano, a pavimentação e o recapeamento de 10 km de asfalto, o CRAS e o horto”. Um dia de muita felicidade”, disse o gestor municipal. 

Mercado municipal - A reconstrução do Mercado Municipal, localizado no Distrito de Americano, além de melhorar no saneamento e na comercialização de produtos de forma segura e higiênica, melhora a qualidade de vida das famílias que vivem do comércio, atendendo os anseios da comunidade, garantindo o bem estar da população e condições de lazer dos moradores e o fomento a economia da região. 

PARQUE FLORESTAL - Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Hélio Leite, a requalificação de área para a instalação do Parque Urbano Florestal objetiva mais qualidade de vida para a população, pois vai proporcionar o contato com a natureza, como a realização de atividades físicas e para lazer que garantem benefícios à saúde física e mental. 

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - A reconstrução e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no Distrito de Americano, será um local de desenvolvimento de várias atividades voltadas para atender questões sociais, como acolhida, escuta ativa, visita domiciliar, atendimentos individuais e em grupo, palestras educativas, cadastros em programas sociais, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, principalmente, o serviço de proteção e atendimento integral às famílias mais vulneráveis. Um espaço que vai contribuir para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos usuários.