Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Tucumã recebe benefícios do Programa 'Asfalto por Todo o Pará', no sudeste estadual

A iniciativa está presente nas 12 Regiões de Integração do Pará, viabilizando acessibilidade, segurança viária e maior qualidade de vida 

Por Lilian Guedes (SECTET)
04/06/2022 18h15

Em Tucumã, o governador Helder Barbalho oficializa a ordem de serviço que assegura nova pavimentação em ruas e vias da cidade Neste sábado (4), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), assinou a ordem de serviço que garante pavimentação asfáltica para quatro quilômetros de vias urbanas do município de Tucumã. 

O ato de assinatura contou com a presença do governador Helder Barbalho que destacou a importância do Programa bem como os demais investimentos do governo para a Região do Araguaia.

“A PA-279 é uma região fundamental para o nosso Estado e o Governo do Pará está presente com obras, com serviços e benefícios. Hoje, aqui em Tucumã e em Ourilândia, iniciando as obras do programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’, junto com os municípios, levando infraestrutura urbana, saneamento, drenagem, asfalto para tirar o povo da lama e da poeira", afirmou o governador.

Ele ressaltou, também, "o programa Creches Porto do Pará, cada cidade da PA-279, São Félix, Tucumã, Ourilândia, Água Azul, Xinguara, todos os municípios, cada um recebendo uma creche com duzentas vagas de zero a cinco anos para que nós possamos garantir oferta de ensino infantil para todas as crianças do Estado, investindo no hospital regional da PA-279, no Hospital Municipal aqui em Tucumã, investindo na Transcanadá que liga a PA com os municípios de Canaã e Parauapebas. Portanto, um conjunto de investimentos para que o governo do Pará possa ajudar e estar ao lado do povo da PA-279 para fazer essa região crescer e se desenvolver”, ressaltou o chefe do executivo estadual. 

Os serviços de drenagem e pavimentação asfáltica que fazem parte do programa desenvolvido pelo Estado, desde 2019, vai garantir ao longo de quatro quilômetros de vias urbanas infraestrutura urbana, segurança viária e mais qualidade de vida para toda a população local. 

Márcia Bueno, moradora e funcionária pública, fala dos benefícios que a chegada do asfalto vai levar para a cidade, como melhoria da saúde e o fomento do turismo na região. 

 “É fundamental a presença do governo nesse momento aqui, principalmente, nessa época que está chegando o verão. Nós precisamos desse trabalho e que ele venha acelerado a todo vapor porque acho que a cidade está crescendo muito e nós temos essa necessidade de pavimentar essas ruas de Tucumã para satisfazer tanto os munícipes quanto aqueles que vem visitar a cidade, que acaba sendo um ponto de referência pra quem vai pra outros locais aqui de turismo também. Além disso, com o retorno das aulas presenciais, as crianças todas nas escolas e a poeira prejudicam muito as nossas crianças. Há um índice altíssimo de crianças que adoecem mesmo com alergias e o asfalto vai diminuir com certeza toda essa probabilidade de adoecer essas crianças”, afirma a funcionária pública. 

O prefeito de Tucumã, Celso Lopes, destacou a importância da parceria entre governo e município para o crescimento da cidade. 

Todos saem ganhando com essa parceria entre governo e município, nós temos um município hoje com várias obras, dentre elas muitas com recurso próprio do município, mas isso só é possível porque nós temos a parceria e o apoio do governador Helder Barbalho. Temos ainda os convênios com o Estado, como é o caso da construção do hospital municipal que era prioridade, o que mais nós falamos na campanha e estamos cumprindo, nossos compromissos, todos eles um a um, agora o governador vem dar a ordem de serviço do asfalto, anunciar a creche em Tucumã do Programa ‘Creches Por todo o Pará”, é de fundamental importância a parceria, o apoio do governador Helder Barbalho ao município de Tucumã”, enfatizou o gestor municipal.