Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISIBILIDADE

Arquivo Público promove exposições e palestras sobre trabalho dos centros de documentação

A extensa programação integra a 6ª Semana Nacional de Arquivos e também as comemorações pelo Dia Internacional dos Arquivos

Por Thaís Siqueira (SECULT)
03/06/2022 15h21

Arquivo Público do Pará quer levar à sociedade conhecimento sobre grupos sociais apagados da produção historiográficaCom extensa programação, o Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) convida a população, no período de 06 a 21 de junho, a refletir sobre o lugar dos documentos e dos profissionais envolvidos na conquista de direitos que garantem visibilidade a grupos sociais marginalizados ou apagados da produção historiográfica ao longo do tempo. O evento integra a 6ª Semana Nacional de Arquivos, organizada anualmente pelo Arquivo Nacional, em parceria com instituições de memória de todo o País em alusão ao Dia Internacional dos Arquivos - 09 de Junho.

O objetivo é aproximar esses espaços da sociedade e divulgar os trabalhos desenvolvidos nos arquivos e centros de documentação. No Pará, a programação integra ações do governo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Arquivo Público do Pará. De acordo com o diretor do Apep, Leonardo Torii, a temática da Semana Nacional de Arquivos adere ao tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) #SomosArquivo (do original #ArchivesAreYou), que em 2022 é fortalecido pela utilização de hashtag.

“A programação tem dois objetivos. O primeiro é discutir e refletir sobre o lugar dos arquivos e dos documentos numa promoção de justiça social, uma vez que, ao longo da história, foi muito comum a marginalização, o silenciamento e até mesmo o apagamento de alguns grupos sociais. A ideia dessa 6ª Semana é potencializar as vozes que estão presentes nos documentos e nos arquivos da forma mais democrática. E o segundo objetivo é diversificar o público do Arquivo, por isso montamos uma exposição itinerante com documentos históricos, que irá percorrer várias escolas estaduais e a UsiPaz (Usina da Paz) Cabanagem. O objetivo é fazer com que pessoas que não têm oportunidade de ir ao Arquivo possam ter contato com esses documentos e adquirir mais conhecimento histórico”, explicou Leonardo Torii.A programação levará várias exposições a escolas públicas

História nas escolas - O Apep terá a exposição “O Bicentenário da Independência do Brasil: registros nos documentos do Arquivo Público” percorrendo várias escolas estaduais e a Usina da Paz da Cabanagem, em Belém, além de duas mesas-redondas e uma palestra. Na próxima segunda-feira (06), pela manhã, a Escola Estadual Deodoro de Mendonça receberá a mostra, que será levada no dia 13 para a Escola Estadual Santana Marques, no bairro Mangueirão, e no dia 14 para a Escola Estadual Maria Helena Valente Tavares, no bairro Distrito Industrial, em Ananindeua. Já nos dias 15 e 21 de junho, a exposição estará na UsiPaz Cabanagem.

Na quinta-feira (09), haverá a mesa-redonda intitulada “O poder dos arquivos: silenciamentos e o direito à memória”, das 09 às 12 h, no Arquivo Público. A conversa terá mediação do servidor do Apep, Marcos Almeida, e a participação da professora Mônica Tenaglia, da Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), do professor Gilberto Cândido e da professora Iane Batista, ambos da Faculdade de Arquivologia da UFPA.

Das 14 às 17 h haverá a mesa-redonda “Histórias Silenciadas dentro dos Arquivos”, com mediação do diretor Leonardo Torii, e o diálogo entre o professor Osvaldo da Silva Vasconcelos, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o professor Itamar Rogério Pereira Gaudêncio, do Centro de Memória da Polícia Militar do Pará, e o professor José do Espírito Santo Dias Júnior, da Faculdade de História da UFPA, do Campus Tocantins, em Cametá.

Já no sábado (11), das 09h30 às 12 h, o Apep receberá a palestra “Rastros de um intelectual no Centenário da Independência na Belém de 1922”, com Robson Lopes, do Instituto Federal do Pará (IFPA) e doutorando no PPHIST/UFPA.

Serviço: Programação do Arquivo Público do Pará dentro da 6ª Semana Nacional de Arquivos

Dia 06/06 (segunda-feira)

Local: E.E.E.F.M. Deodoro de Mendonça (bairro Nazaré, em Belém).
Exposição “O bicentenário da Independência do Brasil: registros nos documentos do Arquivo Público” – das 09 às 12 h. Exposição voltada apenas para os alunos.

Dia: 09/06 (quinta-feira)
Local: Arquivo Público do Estado do Pará (Trav. Campos Sales com 13 de Maio, 273, Campina), das 09 às 12 h.
Mesa redonda: O poder dos arquivos: silenciamentos e o direito à memória
Mediação: Marcos Almeida (Apep/Secult)

Da efetivação dos direitos humanos à promoção da justiça social: o papel dos arquivos
Palestrante: Profª Drª Mônica Tenaglia (Faculdade de Arquivologia/UFPA)

O poder do documento de arquivo e atuação profissional do arquivista
Palestrante: Prof° Dr° Gilberto Cândido (Faculdade de Arquivologia/UFPA)

“Desinvisibilizar” os arquivos: Contrapontos aos silêncios e esquecimentos dos acervos documentais
Palestrante: Profª Drª Iane Batista (Faculdade de Arquivologia/UFPA)

Das 14 às 17 h
Mesa-redonda: Histórias Silenciadas dentro dos Arquivos
Mediação: Leonardo Torii (Apep/Secult)

Transamazônicas: Memórias, experiências e trajetórias de pessoas trans na segunda metade do século XX
Palestrante: Prof° Dr° Osvaldo da Silva Vasconcelos (Seduc)

Cultura de classe, sociabilidade, subúrbio e lazer: Um estudo a partir do Arquivo do São Domingos no Bairro Jurunas em Belém do Pará
Palestrante: Prof° Dr° QOPM Itamar Rogério Pereira Gaudêncio (Centro de Memória da PM/PA)

Moralidades e Repressão aos Espaços Boêmios no Período Militar
Palestrante: Prof° Dr° José do Espírito Santo Dias Júnior (Faculdade de História UFPA/Campus Tocantins/Cametá)

Dia: 11/06 (sábado)
Palestra “Rastros de um intelectual no Centenário da Independência na Belém de 1922”
Palestrante: Robson Lopes (IFPA e doutorando no PPHIST/UFPA)
Local: Arquivo Público do Estado do Pará
Das 09h30 às 12 h

Dia: 13/06 (segunda-feira)
Exposição “O Bicentenário da Independência do Brasil: registros nos documentos do Arquivo Público”
Local: E.E.E.F.M. Santana Marques, no bairro Mangueirão, em Belém
Das 09 às 12 h
Exposição voltada apenas para os alunos

Dia: 14/06 (terça-feira)
Exposição “O Bicentenário da Independência do Brasil: registros nos documentos do Arquivo Público”
Local: E.E.E.F.M. Maria Helena Valente Tavares, no bairro Distrito Industrial, em Ananindeua
Das 09 às 12 h
Exposição voltada apenas para os alunos

Dias: 15 e 21/06 (quarta e terça-feira)
Exposição “O Bicentenário da Independência do Brasil: registros nos documentos do Arquivo Público”
Local: Usina da Paz Cabanagem
Das 09 às 12 h