Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Secult promove cortejos, shows e contação de histórias durante a Semana do Meio Ambiente

Porto Futuro e Parque do Utinga irão abrigar parte da programação e irão receber ecopontos para resíduos recicláveis

Por Thaís Siqueira (SECULT)
02/06/2022 11h15

Entre os dias 03 a 05 de junho, os espaços da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) recebem a programação cultural da Semana do Meio Ambiente 2022, promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secult, Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com apoio do Sebrae no Pará.

Com o tema “Uma só Terra, um só Ambiente", o calendário é gratuito e contará com o lançamento de dois ecopontos para o recebimento de resíduos recicláveis, um no Parque Urbano Belém Porto Futuro e outro no segundo portão do Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna. Durante a abertura, que ocorre nesta quinta-feira (03), às 18h, haverá ainda a apresentação de bioesculturas criadas especialmente para o evento, no Porto Futuro. 

Confeccionadas em miriti e jupati, as obras representam peixes pirarucu e medem de três a seis metros e meio. As bioesculturas são uma releitura do trabalho do professor da Universidade Federal do Pará e artista plástico, Bruce Macedo, e trazem o olhar artístico da cenógrafa e escultora Glauce Rocha. 

Para o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, é importante valorizar o tema, uma vez que o meio ambiente e sustentabilidade fazem parte do processo de formação cultural na Amazônia.

“Historicamente, nossa relação com o meio ambiente sempre foi de interdependência, vemos isso na cultura ribeirinha, nos povos da floresta, nos povos originários. Tudo isso foi e é incorporado a cada dia em nosso processo de formação. Por isso, é fundamental conscientizarmos sobre a necessidade urgente de discutir meios sustentáveis de nos relacionarmos com esse ecossistema”, reforçou.

Programação cultural
Na abertura que ocorre na sexta-feira (03), às 18h, haverá um cortejo cultural do Boi Marronzinho, no Porto Futuro. Já no sábado (04), às 17h, o espaço recebe uma contação de história e performance, com Maria Borges. Às 20h, o Parque da Residência terá um show musical com o grupo Curimbó de Bolso, no Teatro Estação Gasômetro.

Encerrando a programação, no domingo (05), Dia do Meio Ambiente, o tradicional cortejo cultural com o Cordão do Curupira vai animar o anfiteatro do Parque da Residência, a partir das 10h, com a apresentação do Conjunto Caruana. Pela tarde, às 17h, é a vez do Boi Veludinho realizar um cortejo cultural no Porto Futuro.