Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MODERNIZAÇÃO

Novo Mangueirão terá grama apropriada para o clima tropical de Belém

Trata-se da variedade ‘Bermudas’, a mais utilizada em campos esportivos profissionais

Por Lilian Guedes (SECTET)
02/06/2022 09h19

A praça esportiva mais importante do Pará vem recebendo obras de reconstrução e modernização desde fevereiro de 2021 pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). E, mais uma etapa importante foi iniciada com o plantio do novo gramado do estádio do Mangueirão. 

A Sedop utilizou 12 pacotes com cerca de 300 a 400 quilos de grama, distribuída em toda a superfície do estádio. O titular da secretaria e engenheiro civil, Ruy Cabral, acompanhou o início dos trabalhos, na noite dea terça-feira (31). “Um dia de extrema alegria para nós porque iniciamos o serviço de plantio da grama que vai finalizar e dar toda a beleza que é a estrela principal do Mangueirão”, afirmou ele.

“O gramado do jogo, para onde todas as atenções estarão voltadas. Para isso, nós contamos com conhecimento e a expertise de grandes empresas, grandes conhecedores do assunto que nos dão a garantia e a certeza de que estamos no caminho certo e que isso vai trazer bons resultados. Entregar aos jogadores um gramado da melhor qualidade e no padrão FIFA, um gramado em que todos terão a oportunidade de ver excelentes jogos. Por isso, nós temos toda a confiança que dará certo e hoje é um dia festivo com o plantio da primeira sementinha de uma das peças mais importantes para o Novo Mangueirão que é o gramado de jogo”, pontuou Ruy Cabral. 

O local é o cenário de grandes espetáculos e recebe jogos importantes, como o da Seleção Brasileira, no ano de 2011, e, ainda, os clássicos paraenses entre os Clubes do Remo e Paysandu, agora, passará a escrever uma nova história no universo desportivo do Pará.

Após o processo de drenagem do campo do Mangueirão, foi iniciado o plantio da grama “Bermuda Celebration”, o tipo mais utilizado em gramados esportivos, como as arenas do Engenhão, Maracanã, Mineirão, Mané Garrincha, Castelão e Fonte Nova, Brasil afora. 

Além de seguir todos os padrões exigidos pela Confederação Sul-Americana e Brasileira de Futebol - Conmebol e a CBF, esta espécie de grama é de mais fácil adequação a qualquer tipo de clima, principalmente o tropical. Alexandre Vieira, diretor técnico de infraestrutura de gramados, explica o processo que será executado a partir de agora.

“A 'bermuda celebration' é largamente usada nas arenas de futebol de países de clima quente e atende tanto a jogabilidade quanto o poder de regeneração grande e amplo, ou seja, o dano ocorre e ela se recupera acontecendo. Então, ela foi escolhida por esse atributo, além do sistema de drenagem que propicia um bom desenvolvimento e um sistema de irrigação quando houver necessidade. Enfim, é um gramado padrão FIFA que não deixa a desejar de nenhum outro e já foi implantado em sete, oito arenas do Brasil, da Copa do Mundo e de outros estádios de importância do Brasil, como o Morumbi, o próprio Engenhão, Mané Garrincha, enfim, vários estádios e centros de treinamento que tem o uso intensivo, usam esse tipo de grama que é a 'bermuda celebration'", explicou Alexandre. 

Novo gramado

O procedimento de plantio tem três etapas. No primeiro, se distribui as mudas no solo ao longo de toda a superfície do campo, de maneira homogênea, processo que leva em torno de seis horas de duração. O segundo, utiliza ferramentas para enterrar as mudas no solo e posteriormente aplicar um material orgânico fazendo uma leve cobertura em torno de 1 centímetro em todo o gramado e posterior o lançamento de 1 cm do mix de material orgânico será feito o adensamento das mudas com um rolo liso. Todo esse processo leva em média 14 horas. Após isso, deve ser aplicado fertilizante, periodicamente, para nutrir e formar o gramado todo. 

De acordo com a Sedop, após a implantação da grama, será formado um gramado com um tempo estimado em torno de 30 a 40 dias e, daqui a 60 a 80 dias, se tem um campo de futebol com altura de corte frequente e marcado apto para receber partidas de futebol.