Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Centro de pesquisas da EGPA apresenta produção científica dos últimos três anos

Por Isabela Quirino (EGPA)
31/05/2022 17h34

Nesta terça-feira (31), o Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE) da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) realizou, no auditório da instituição, o evento “Produção e difusão de conhecimento científico na área de gestão pública: ações da EGPA”, que apresentou para os participantes o resultado da produção científica da Escola nos últimos três anos. 

“Proporcionar um espaço como este, onde compartilhamos e damos acesso à essa produção para a comunidade e servidores públicos, reforça o papel a EGPA como disseminadora de informações e produtora de conhecimento científico dentro da gestão pública. O acesso à informação é o que possibilita uma mudança de perspectiva e apropriação do conhecimento”, afirma Elisangela Jorge, diretora geral da Escola de Governança. 

Elisangela JorgeDurante a programação, foram evidenciadas as ações do Observatório da Governança Pública da EGPA, o grupo de pesquisa da Escola, eventos produzidos, os anais dos eventos e resultados de pesquisas desenvolvidas pelos servidores da instituição e parceiros de outros órgãos. A ação também levantou o debate sobre a importância das escolas de governo na produção de conhecimento e no desenvolvimento de capacidades nas organizações públicas. 

Para o servidor Marcelo Costa, professor da Escola Tecnológica Dr. Celso Malcher, integrante do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), os funcionários públicos estaduais que possuem algum vínculo com a pesquisa na área de gestão pública devem se envolver com ações como o Observatório de Governança Pública. “Sou um parceiro dos pesquisadores que apresentaram seus projetos hoje, pois temos muito a contribuir. Eu entendo que a pesquisa e este tipo de trabalho são muito importantes para o desenvolvimento do nosso Estado e temos muitas possibilidades de estudo dentro da área”, disse. 

Marcelo Costa.Revista Eletrônica Gestão Pública - O evento também foi marcado pelo anúncio de que, em junho, a Escola de Governança irá realizar o primeiro chamamento público de artigos para a Revista Eletrônica Gestão Pública, periódico acadêmico lançado durante o IV Colóquio de Governança Pública que faz parte do planejamento estratégico da EGPA que, desde 2019, renovou seu reconhecimento institucional como escola de ensino superior. O periódico terá duas edições em 2022 e o edital será lançado até o final de junho. 

“No ambiente acadêmico identificamos problemas e discutimos soluções baseadas no conhecimento e métodos científicos reconhecidos pelos estudantes da área de públicas no Brasil. Quando se conhece dados científicos se tem mais embasamento para proposição de ações. Neste sentido o Instituto tem uma estratégia integrada que interliga a formação de graduação profissional, as especializações, a pesquisa e, no futuro a oferta de curso de mestrado profissional”, destaca a diretora do Instituto de Formação Profissional e Superior da Escola de Governança, Gisele Miranda.