Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup lança cartilha educativa de enfrentamento à violência sexual

Publicação da Diretoria de Prevenção Social da Criminalidade se volta à prevenção de crimes contra crianças e adolescentes

Por Roberta Meireles (SEGUP)
31/05/2022 15h46

O evento da Segup de lançamento da cartilha educativa sobre violência sexual infantojuvenil No mês dedicado ao enfrentamento e prevenção do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), lançou a cartilha educativa sobre violência sexual infantojuvenil, com o intuito de prevenir estes crimes por meio de orientação. O ato de lançamento ocorreu nesta terça-feira (31), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém. 

A cartilha, desenvolvida pela Segup, por meio da Diretoria de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade (Diprev), e membros da rede de enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Pará, visa promover orientação para crianças e adolescentes, bem como aos Pais e responsáveis, para que de forma educativa adquiram conhecimento sobre o próprio corpo, identificação de possíveis crimes sexuais, além do fortalecimento dos canais de denúncia, para o enfrentamento à esse delito.

A cartilha educativa reúne orientações e cuidados para crianças e adolescentes, pais e responsáveis Enquanto o mês alusivo finaliza, as ações de prevenção e orientação, seguem sendo intensificadas em todos os outros meses do ano. Portanto, a divulgação da cartilha é uma das iniciativas que proporcionará isso, principalmente à crianças e adolescentes, que terão acesso a elas nos próximos dias dentro das escolas, em especial as que ficam dentro dos bairros do programa TerPaz, explicou Ualame Machado, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social. 

“Estamos lançando a cartilha educativa em combate a exploração sexual e qualquer violência contra criança e adolescente, que é um trabalho coordenado pela segup em parceria com todos os órgãos do sistema de segurança pública do estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, a Academia através da Universidade Federal e a Sociedade Civil, que juntos trabalharam efetivamente para que pudéssemos reunir informações estratégicas e de forma simples, para que pudéssemos alcançar não só as crianças e adolescentes, mas também os pais e responsáveis para que possam orientar e identificar qualquer sinal de violência. Reiteramos que finalizamos hoje o mês de maio, porém nosso trabalho preventivo segue por todos os dias do ano, para que possamos combater e prevenir qualquer ação violenta contra o público infantojuvenil", Afirmou o titular da Segup.

Divulgação 

As cartilhas serão entregues durante palestras e ações realizadas na escolas atendidas, inicialmente nos bairros atendidos pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz), garantindo assim, que crianças, adolescentes, além dos pais e responsáveis recebam o alerta e tenham mais clareza a cerca do crime, e junto aos órgãos que trabalham na rede de enfrentamento, possam combater qualquer delito desta natureza. 

"Os crimes de violência sexual contra crianças e adolescente são daqueles que mais chocam, pela natureza, pela tipicidade, então percermos que o enfrentamento precisa ser feito de forma qualificada. A cartilha visa educação, tanto para as crianças e adolescentes quanto para os adultos. Uma criança não tem condições de simplesmente ler a cartilha e interpretar tudo, então é importante que um adulto tenha conhecimento dessa divulgação e tenha responsabilidade para com a criança e consiga, assim como os professores nas escolas, nas igrejas,  clubes ou qualquer espaço coletivo, mas em especial dentro de casa, mostrar para a  criança determinados sinais. Portanto, a cartilha é sugestiva, utilizando uma linguagem lúdica adequada, e é interessante que nós façamos uma campanha de prevenção bem consubstanciada, diversa e que atinja todos os públicos, mas em especial as crianças e adolescentes para que ela ao perceber determinados sinais que pode caracterizar um abuso, diga a um adulto, para que seja encaminhado aos setores competentes, como a polícia, disque denúncia e acima de tudo que ela consiga desenvolver um espírito de autoproteção", disse o titular da Diprev, Coronel BM Helton Morais. 

Participaram do ato de lançamento, representantes do Orgãos do Sistema de Segurança Pública (Sieds), Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público, Universidade Federal do Pará, Ordem dos Advogados do Brasil, Ouvidoria do Sieds, Fundação ParaPaz,  Secretaria de Turismo do Estado, além de membros do Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual Contra crianças e adolescentes e Sociedade Civil.

Canais - Qualquer pessoa que for vítima ou souber de alguém que esteja sofrendo ou praticando abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, pode informar ao Disque Denúncia ligando para o número 181 ou mandando mensagens (foto, vídeo, localização e/ou áudio) para o whatsapp (91) 98115-9181 da Iara, atendende virtual. Podem ainda acessar o formulário e chatbot disponíveis no site dos órgãos de segurança pública do Estado. O sigilo e o anonimato são garantidos em todos os canais.