Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BANCO DE SANGUE

Campanhas de doação de sangue, no final de semana, vão beneficiar 1.400 pacientes

Por Vera Rojas (HEMOPA)
30/05/2022 18h40

O final de semana solidário em Belém, Mosqueiro, Santarém, Castanhal, Abaetetuba com realização de campanhas de doação de sangue obteve resultado significativo a coleta de aproximadamente 360 bolsas de sangue que vão contribuir para a vida de mais de 1.400 pacientes internados na rede hospitalar.

Entre os voluntários esteve professor de Matemática, Diego Fabrício dos Santos Alves, 36 anos, que reside em Mosqueiro e, aproveitou a oportunidade para efetuar sua primeira doação de sangue atendendo pedido de um amigo que está internado e precisa de transfusão. “Eu ia doar em Belém. A vinda da unidade móvel do Hemopa foi providencial e facilitou muito pra mim e para meu amigo. Parabéns pela iniciativa. Bom também vir aqui em períodos de férias que o movimento a ilha aumenta muito”. Além de populares a campanha contou com a participação do militares do  25º Batalhão de Polícia Militar de Mosqueiro.  

PAI LEVA FILHO PARA ACOMPANHAR DOAÇÃO DE SANGUEA campanha foi em parceria com o Propaz que ofereceu vários serviços à comunidade local, entre eles, a coleta de doação de sangue realizada na nova unidade móvel de coleta de sangue.

Abaetetuba- A ação estratégica realizada pela equipe do Hemonúcleo de Abaetetuba (Henab) efetivou a 46 coletas de sangue, que contou com voluntários da Torcida Leões de Abaetetuba, onde esse ano comemora 04 anos de parceria com a fundação. 

Castanhal- A campanha foi promovida pelo Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) em parceria com o Hemocentro Regional do município que rendeu 71 doações para o estoque de sangue da unidade. O professor Marcelo Bezerra Pereira, fez a sua parte. “Vim doar a pedido de minha esposa que no momento está inapta, temporariamente, para doar sangue em função de problema de saúde. “Muitas pessoas precisam de sangue é vida”.

A ação também contou com a participação do grupo Ministério dos Motociclistas Adventista do município.

Santarém-  A mobilização solidária realizada no Hemocentro Regional Santarém resultou 106 bolsas de sangue coletadas.

Assistência hemoterápica- Essas campanhas vão beneficiar cerca de 1.400 entre eles, o paciente oncológico, atendido há quatro anos no Ophir Loyola, Frederico Antônio Batista de Lemos, 75, para tratamento de leucemia. O aposentado precisa fazer transfusão de sangue a cada 15 dias e sente na pele a importância dos doadores voluntários de sangue em sua vida. “As vezes faço transfusão lá no Hemopa. Semana passada não consegui fazer o procedimento no mesmo dia. Meu tipo sanguíneo é raro: O Negativo. Hoje, graças a deus estou recebendo duas bolsas. De coração eu peço que doem sangue. Não é só pra mim é para outras pessoas que necessitam também dessa contribuição solidária”.

Confira os critérios para a doação:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal);

- Ter mais de 50 kg;

- Estar bem alimentado (não pode estar de jejum);

- Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;

- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Para mais informações: 08002808118 de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 17h.

Com colaboração de Leila Cruz (Ascom Ophir Loyola)