Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Simpósio da Sespa vai abordar medidas de controle de infecção hospitalar

Por Mozart Lira (SESPA)
28/05/2022 14h39

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vai realizar, entre os dias 30 de maio e 01 de junho, no auditório da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur), em Belém, o Simpósio Estadual de Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente, com o tema “Ressignificando a Cultura da Assistência à Saúde no Estado do Pará”. 

Realizada pelo Núcleo Estadual  de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e a Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH) do Departamento de Vigilância Sanitária da Sespa, a programação busca conscientizar profissionais de saúde para diminuir e/ou eliminar o risco de danos existentes nos ambientes assistenciais de saúde , como também debater formas de garantir serviços com maior qualidade e segurança ao paciente.

Direcionado a profissionais e gestores que atuam no controle de infecção hospitalar e núcleo de qualidade e segurança do paciente de estabelecimentos de saúde pública e privada, com ou sem leitos de terapia intensiva, e aos que trabalham nas equipes de Vigilância Sanitária dos 13 Centros Regionais de Saúde, o evento vai tratar dos sistemas de notificação eletrônica das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) - seus objetivos, métodos e abrangência. As palestras serão ministradas por especialistas multiprofissionais nas áreas relacionadas.

O Simpósio em questão faz parte do conjunto de ações estratégicas em torno do tema “Segurança do Paciente”, que vem sendo desenvolvido sistematicamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde sua criação, cooperando com a missão da vigilância de proteger a saúde da população e intervir nos riscos advindos do uso de produtos e dos serviços a ela sujeitos, por meio de práticas de monitoramento, controle e regulação dos serviços de saúde e o uso das tecnologias disponíveis para o cuidado.

Segundo Mílvea Carneiro, diretora do Departamento de Vigilância Sanitária da Sespa, a proposta é oportunizar um quórum para se debater os novos desafios pós pandemia e estabelecer a troca de experiências, de forma a fortalecer os serviços.

Serviço: O Simpósio Estadual de Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente, com o tema “Ressignificando a Cultura da Assistência à Saúde no Estado do Pará”, será de 30/05 a 01/06, de 08 às 18 horas, no Centur. Inscrições e mais informações pelo e-mail: dcih.dvs@gmail.com