Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Polícia Civil participa de ação integrada de cidadania voltada ao atendimento da comunidade LGBTQIA+

Por Matheus Rocha (SEAC)
28/05/2022 12h20

A Polícia Civil do Pará participou, na manhã deste sábado (28), de uma ação cidadã integrada voltada ao atendimento da comunidade LGBTQIA+. O evento foi realizado em um espaço no bairro do Guamá, em Belém. Foram oferecidos serviços de registros de ocorrências referentes a crimes discriminatórios, além da emissão de carteiras de identidade com nome social. A ação também contou com a participação de órgãos como o Ministério Público Estadual, Prefeitura de Belém, Defensoria Pública do Estado, Comitê de Enfrentamento à Violência contra a População LGBTQIA+ e representantes de movimentos sociais. 

O motoboy Tales Arthur aproveitou a oportunidade para finalmente emitir o novo RG com seu nome social. Para ele, foi um momento muito aguardado. “Agora eu vou parar de me sentir mal tendo que mostrar a identidade antiga. Este evento é muito importante. Ainda é muito difícil achar órgãos que estejam aptos a fazerem a retificação do nosso nome. O preconceito ainda é muito grande. Graças a Deus, hoje temos pessoas aqui trabalhando pela nossa inclusão.” pontuou. 

Tales ArthurA titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil, delegada Ariane Melo, destacou a importância do evento. “É importante a realização de eventos como este para trazer serviços até a comunidade. Reforçamos mais uma vez que a Polícia Civil está comprometida a lutar para que as pessoas exerçam o direito à cidadania, independente de sua sexualidade ou identidade de gênero.” destacou. 

A Delegada Adriana Norat, da Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios e Homofóbicos (DCCDH) reforçou a importância da ação. “Esta é uma ação de fundamental importância no sentido de atender a comunidade e reforçar a proximidade com a comunidade LGBTQIA+”.

Emissão de RG com nome socialA programação integrada marcou o encerramento do mês alusivo ao Dia Internacional Contra a LGBTQIA+fobia, celebrado em 17 de maio.