Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Carretas da Paz realizam cursos de informática, estética e gastronomia em Mosqueiro

Por Fernanda Graim (SECTET)
27/05/2022 22h35

"Melhor projeto que já existiu em Mosqueiro". Foi desta forma que o adolescente Sérgio Matheus Franco, de 15 anos, definiu a presença das Carretas da Paz que estiveram na ilha durante a semana de 23 a 28 de maio. 

Sérgio Matheus que é PCD, foi aluno da turma de Informática Básica que se encerrou nesta sexta-feira (27). Usando apenas os dedos mínimo e polegar da mão esquerda para digitar, ele deixou a definição e a mensagem que emocionou a todos: "Está sendo uma oportunidade única. Eu nunca entrei em uma sala de computação".

Aluno Sergio MatheusPara os realizadores do projeto Carreta de Informática, depoimentos como esse mostram que o projeto está no caminho certo. "Estamos aqui muito emocionados com o que escreveu o Matheus sobre a oportunidade de estar fazendo esse curso. Mostra a grandeza e importância de nosso projeto", pontuou Francivaldo Nunes.

Além da Carreta de Informática, também estiveram no distrito de Mosqueiro a da Estética e a de Gastronomia. Todas são coordenadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

As Carretas da Paz fazem parte do projeto “TerPaz, Formação Profissional” do Governo do Pará, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), e têm parceria da empresa Alcoa, que doou as carretas equipadas e prontas para executar as atividades.

O objetivo do projeto é facilitar o acesso à formação profissional tecnológica, oferecendo qualificação aos jovens e adultos, moradores de outras regiões de abrangência do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

A Carreta de Informática conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e ofertou os cursos de Informática Básica e Excel Avançado aos moradores de Mosqueiro. 

Entrega do laboratório de informáticaTambém esteve no distrito a Carreta de Estética, em parceria com o Senac, que ofereceu os cursos de Design de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios e de Técnicas Básicas para Barbeiro. A outra Carreta presente na ação foi a de Gastronomia que tem a parceria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e ofertou o curso Habilidades e Técnicas de Cozinha.

Laboratório

Ainda em Mosqueiro, na segunda-feira (23), aproveitando a ação da Sectet, a titular do órgão, Edilza Fontes, esteve na escola estadual Honorato Filgueiras para inaugurar o laboratório de informática do lugar que também abriga as turmas do Forma Pará que funcionam na ilha. Ao todo foram entregues 30 computadores.