Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

FCP segue com ações para fortalecer os sistemas municipais de cultura do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
27/05/2022 20h55

A Fundação Cultural do Pará visitou, entre os dias 19 e 26 de maio, os municípios de Santarém, Juruti e Redenção para desenvolver as novas etapas do Workshop de Adesão, Implementação e Fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura. 

Hoje (27), a capacitação passou por Rio Maria, município localizado na região de integração do Araguaia. 

O workshop conta com a participação de técnicos em gestão cultural da Fundação,  representantes das câmaras municipais, além de gestores, dirigentes e técnicos dos órgãos de cultura dos municípios.

Segundo Ana Rosa, técnica em gestão cultural da FCP, que participou da etapa em Rio Maria, o workshop demonstra a relevância da orientação a respeito dos sistemas municipais de cultura, especialmente, por oferecer o conhecimento necessário para que os gestores de cada região entendam e construam seu próprio sistema.

“O sistema municipal de cultura é uma política pública de estado que afirma a cultura como um direito social, assim como saúde, educação e muito mais. E nós estamos aqui, enquanto fundação, para ajudar os municípios a criar essa minuta, para que eles possam construir esse plano do sistema municipal de cultura”, reforça a técnica.

A Secretária de Cultura de Rio Maria, Viviane Moura, acredita que a iniciativa tem colaborado significativamente para o desenvolvimento das secretarias de cultura do Pará.

“Esse evento veio contribuir de forma considerável para o desenvolvimento  das secretarias de cultura do Pará, proporcionando, através do apoio do governo do estado, o conhecimento necessário para a captação de recursos e o desenvolvimento das secretarias de cultura”, aponta a Secretária.

O workshop é uma realização da FCP, em parceria com as associações de municípios AMUCAN (Associação dos Municípios da Calha Norte) e AMAT(Associação dos Muncípios do Araguaia e Tocantins), e objetiva orientar os gestores culturais e técnicos sobre o processo de criação e implementação dos Sistemas Municipais de Cultura no Pará.  

As próximas etapas da capacitação ocorrerão entre os dias 08 e 09 de junho, nos municípios de Afuá (região do Marajó) e Ulianópolis (região do Rio Capim). Já nos dias 13 e 14 de junho, o projeto acontecerá em Castanhal (região do Guamá).