Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Mais de 100 famílias de Floresta do Araguaia recebem etapa final do programa 'Sua Casa'

Por Ronan Frias (DETRAN)
27/05/2022 19h44

O Sua Casa beneficiou 110 famílias carentes da cidade de Floresta do Araguaia com cheques do programa. Os beneficiados na ação de hoje (27), receberam a segunda parcela do auxílio após comprovarem que utilizaram corretamente a primeira etapa entregue anteriormente, e agora, vão poder concluir a obra de construção, reconstrução e ampliação de casas.

De acordo com Orlando Reis, Presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará - Cohab, o investimento estadual foi superior a 800 mil reais e vai aquecer a economia local, além de gerar renda. “Essa entrega representa o momento de conclusão das obras iniciadas pelas famílias com apoio do governo estadual. O investimento vai garantir que as famílias possam finalizar essa construção tão esperada. Além disso, estamos garantindo apoio para pagamento do pedreiro, carpinteiro contratados para executar o serviço. Esse é um dia que vai marcar positivamente a vida das famílias”, destacou Reis. 

Para a prefeita de Floresta do Araguaia, Marjorri Santiago, a ação em conjunto entre o município e a gestão estadual foi fundamental para concretização do desejo de morar melhor, das famílias que receberam a etapa final do Sua Casa:  “É com muita alegria que estamos aqui hoje realizando essa entrega da última parcela do Sua Casa. Agradeço ao apoio do Deputado Alex Santiago e do Governador Helder por realizar esse sonho das famílias” .

“Nós fomos contemplados pelo programa e esse é um sonho para nós que moramos de aluguel. Muito obrigado e que Deus abençoe”, comemorou a moradora Marisa Pedrosa.  

O “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.

Segundo estimativas da Cohab, o programa Sua Casa já beneficiou mais de 154 mil pessoas de todo o Pará. No total, até o dia 30 de Abril de 2022, a iniciativa já ajudou a construir, reconstruir e ampliar mais de 30 mil residências. Criado em 2019, o programa já melhorou as condições de moradia em 125 municípios paraenses. Para garantir as execuções das ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 304 milhões de reais.

O ‘Sua Casa’ atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.