Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará concede registro para agroindústria instalada em Castanhal

Empreendimento no nordeste estadual atende às boas práticas, segundo a Adepará, na produção de carne bovina salgada

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
27/05/2022 16h25

Fiscal da Adepará no empreendimento em CastanhalMais um título de registro foi entregue pela Gerência de Produtos Artesanais de Origem Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). Desta vez,  uma agroindústria instalada no município de Castanhal, no nordeste do estado, que produz carne bovina salgada foi beneficiada com a autorização para produzir a chamada Jerked beef, que é um produto semelhante ao charque. O termo inglês "jerky" é uma corruptela da palavra quíchua "charqui". 

A entrega do registro ocorreu nesta quinta-feira (26), e foi feita pela gerente do setor de produtos artesanais de origem animal Sumaya Emília Martins Paulino; pelo gerente da Regional de Castanhal Júnior Nobre; e pela Fiscal Estadual Agropecuária,  médica veterinária Ana Patricia Marinho Melo. A equipe da Adepará esteve na unidade de beneficiamento da empresa e constatou que o local atende às boas práticas sanitárias exigidas pela legislação estadual e federal.

A agroindústria “Charque Preferido”, de propriedade de Isaque Moreira da Silva, está registrada sob o número 229 como unidade de beneficiamento de carnes e produtos cárneos e poderá comercializar seus produtos em todo o território paraense, movimentando assim o agronegócio e gerando emprego e renda na região.

A empresa é a única desse tipo em funcionamento em Castanhal. A validade do registro é pelo prazo de um ano. A gerente espera que a empresa se estabeleça e possa abastecer o mercado interno com produtos inspecionados e de qualidade para o consumidor. “O registro do estabelecimento é um dos controles sanitários para reduzir os riscos à saúde do consumidor, garantindo alimento seguro e desenvolvendo a agroindústria familiar do estado”, observa a gerente de produtos artesanais de origem animal da Adepará .

Jerked beef

Produto que se assemelha ao charque, classificado e aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)  como "carne bovina salgada, curada e dessecada". É uma carne bovina feita com cortes dianteiros, traseiros ou da ponta de agulha que, para ser produzida, passa por um processo de adição de sais de cura, o que permite um tempo menor de exposição ao sol.

Texto de Rosa Cardoso