Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APOIO AO SETOR PRODUTIVO

Sedeme acompanha expansão da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu

Empreendimento verticaliza a produção de polpas de frutas tropicais e também produz geleias, sorbets, entre outros produtos

Por Igor Nascimento (SEDEME)
27/05/2022 16h06

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) participou, nesta sexta-feira (27), do evento de inauguração da expansão das operações da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu, empreendimento no município do nordeste estadual. Desde 2019, a CAMTA tem incentivos fiscais concedidos pela gestão estadual.

Com a ampliação, a agroindústria, que produz 15 sabores de polpas de frutas tropicais, além de itens como geleias, sorbets, óleos vegetais nobres, pimenta-do-reino e amêndoas de cacau, passa a ter uma capacidade de armazenamento de 4 mil toneladas em suas novas câmaras, diante de uma capacidade total de produção de cerca de 9 mil toneladas.

Fundada por imigrantes japoneses em 1929, a CAMTA realiza a verticalização da sua produção, isto é, a transformação da matéria prima em produtos acabados, contando com 172 cooperados, somados a mais de 1,8 mil produtores familiares cadastrados para o fornecimento de matéria prima. O empreendimento gera, atualmente, cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos e fomenta a estabilidade econômica de seus cooperados com a comercialização de uma variedade de itens, colaborando com a movimentação da economia de toda a região nordeste do Estado.

Alberto Ke-iti Opatta, presidente da CAMTA, fala da importância da expansão das atividades da cooperativa. “Essa ampliação vai trazer melhorias para todos os nossos municípios, não só para cooperados, mas para terceiros também. Acreditamos que nos próximos anos o nosso município vai crescer cada vez mais e vamos ter que estar preparados para assumir esse compromisso do sistema agroflorestal produzindo algo que o mundo todo deseja que são produtos sustentáveis. O investimento que está sendo realizado para a ampliação surgiu do governo japonês que subsidiou US$3 milhões, em contrapartida com a nossa patente, isso ficou em algo em torno de R$20 milhões, para investirmos nessa ampliação que será necessária para podermos atender o mercado externo com certificação, levando o nosso produto ao exterior com garantia de qualidade”, explica. 

Incentivo - “A nossa cooperativa foi agraciada com incentivo fiscal do governo do Estado em 2019 e isso foi um grande passo para nós pois são cerca de 97% de benefício fiscal, e da nossa parte, estamos fazendo o dever de casa de estar fazendo a prestação de contas junto à Sedeme e produzindo novos produtos, como o sorbet, e, em breve, esperamos já lançar o picolé e sucos prontos”, conclui Opatta.

“Para nós do governo do estado é muito importante estar aqui participando dessa inauguração da expansão da CAMTA, um empreendimento incentivado pelo governo, que gera emprego, gera renda e colabora com a economia local. Esse é o nosso papel, contribuir de forma contínua com a melhoria do ambiente de negócios criado pelo governo, que temos a missão de aprimorar e fortalecer cada vez mais”, disse o titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior. 

Carlos Villanova, prefeito de Tomé-Açu, destaca os benefícios da ampliação do empreendimento para o município. “Para nós é maravilhoso poder inaugurar uma expansão dessa e só temos a agradecer ao governo do estado por ter colaborado, agradecer a Jica pelo subsídio que concedeu para essa expansão. Com isso aqui, a gente consegue contemplar muitas pessoas da agricultura familiar, fortalecer o cooperativismo e também gerar renda e riqueza para o nosso município e para o nosso Estado, com total apoio da prefeitura”, disse. 

Entre os presentes, também estiveram o presidente da Câmara Municipal de Tomé-Açu, vereador João Francisco; o Cônsul Principal do Japão em Belém, Satoshi Morita; o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, Ernandes Raiol; além de representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).