Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E SAÚDE

ParáPaz Santa Casa realiza palestra para servidores sobre violência sexual

Equipe conversou sobre como reconhecer sinais e oferecer ajuda e explicou sobre os procedimentos para os atendimentos

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
27/05/2022 12h58

Com o intuito de promover um momento de conhecimento com os servidores sobre a campanha Maio Laranja, mês marcado pela conscientização sobre a prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a equipe de profissionais da unidade ParáPaz Deaca Santa Casa, esteve no auditório da sede da Fundação ParáPaz, em Belém, alertando sobre o tema e, também, explicando como funciona o atendimento à vítima, como informou Luciene Ferreira, coordenadora da unidade.

“A capacitação teve como objetivo explicar a operacionalidade e a integridade dos serviços, assim como o protocolo utilizado, destacando os Centros Integrado. 

A Unidade ParáPaz Santa Casa, atende exclusivamente casos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual até os 18 anos incompletos e garante todo o suporte à elas e suas famílias, com acolhimento especializado e integrado com assistentes sociais, psicólogas e pediatra, assim como o atendimento policial, no mesmo prédio, facilitando o acesso e contribuindo para a superação dos traumas. 

Atendimentos - Os casos atendidos na ParáPaz Santa Casa chegam através de demanda espontânea e encaminhamentos da rede de serviços, como Conselho Tutelar, Escolas, instituições de saúde, Disque 100 e Disque 180. No período de janeiro a abril, foram registrados 261 atendimentos, sendo 219 do sexo feminino e 42 do sexo masculino. Desde 2019, foram 2.072 casos.