Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCONTRO

Projeto "Meu Endereço" realiza programação na UsiPaz Bengui

Foram entregues os primeiros 28 kits "Meu Endereço Certo" a moradores do bairro

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
26/05/2022 12h09

Moradores do bairro do Bengui, em Belém, participaram na tarde da última quarta-feira (25) da programação do projeto "Meu Endereço – lugar de paz e segurança social", desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica em parceria com a Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF/UFPA). A Roda de Conversa, realizada na UsiPaz Bengui, foi encerrada com a entrega dos primeiros 28 kits "Meu Endereço Certo" a famílias do bairro.

A equipe do projeto utilizou músicas e encenação teatral para retratar situações de conflitos entre vizinhos principalmente por causa de obras de construção, limites de terreno e barulho excessivo. As músicas que contam histórias reais da relação entre vizinhos, da ligação das famílias com seus lares e do sonho de ter uma residência digna emocionaram os participantes que se reconheciam nos relatos cantados.

“São letras construídas a partir das histórias que acompanhamos durante anos de trabalho com famílias que buscam a regularização de suas moradias. São carregadas de emoção e é comum as pessoas chorarem e sorriem a cada canção”, conta a coordenadora do projeto e membro da CRF/UFPA, Myrian Cardoso, autora das canções.

Cultura de Paz

Um dos objetivos do projeto é promover a cultura de paz por meio da intermediação de conflitos. “Temos uma equipe formada por profissionais especializados na mediação dos lotes, descrição dos imóveis, elaboração de laudos, enfim, documentos fundamentais para que as famílias consigam regularizar suas moradias. Também prestamos auxílio psicossocial e jurídico para a prevenção e solução de possíveis conflitos”, explica a técnica da Sectet, Adriana Nascimento.

No final da programação foram entregues kits que contêm informações de localização do imóvel, planta de limite de lote e de análise quanto à segurança da posse, condição urbanística e ambiental das moradias. Os próximos serviços serão de validação das informações e emissão da declaração de endereço certo e de segurança jurídica, urbanística e ambiental da posse, estudo de perfil de demanda e laudo socioambiental. Quando necessário, a família recebe encaminhamento à Central Interinstitucional, que faz a orientação em casos de conflitos, planejamento e acompanhamento de melhorias habitacionais e sanitárias. 

O projeto "Meu Endereço" mantém espaço de atendimento a famílias nas Usinas da Paz do Governo do Estado. No Bengui, o projeto atende todos os dias no turno da manhã e alguns dias à tarde, de acordo com a necessidade da comunidade.