Na Uepa, Exame de Proficiência em Língua Estrangeira recebe inscrições

A prova será realizada dia 1º de julho, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O valor da taxa de inscrição é de 150 reais, com oportunidade de insenção.

26/05/2022 11h10 - Atualizada em 26/05/2022 11h28

Nesta quinta-feira (26), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre as inscrições para o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Eple), desenvolvido pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL).

O teste de proficiência avaliará a competência leitora e habilidade de compreensão de textos, além de certificar o nível de leitura em língua inglesa, francesa e espanhola dos alunos matriculados na universidade e candidatos externos. A prova será realizada dia 1º de julho, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e as demais instruções estarão disponíveis no edital do exame. 

Os interessados devem realizar as inscrições por meio do link disponibilizado no endereço eletrônico da Uepa. O período para realizar a submissão começa hoje (26) e vai até às 23h59min do dia 9 de junho. No total, são 200 vagas disponíveis, que serão destinadas à ampla concorrência e para Pessoas com Deficiência (PcD). O valor da taxa de inscrição é de 150 reais, mas o processo irá conceder a isenção de pagamento da taxa aos candidatos que a solicitarem, conforme orienta o edital.

O exame aplicará uma prova escrita para os idiomas Inglês, Francês e Espanhol, e terá três horas de duração. O candidato poderá fazer uso de dicionário, entretanto, não será permitido o uso de quaisquer objetos que permitam pesquisa on-line como celulares e outros. A divulgação da data e horário da aplicação da prova estará disponível na página individual de acompanhamento do processo. 

Segundo a coordenadora do PPGELL, Elisa de Souza, é muito importante que os alunos realizem o exame, devido ao fato de que todos os programas de Pós Graduação stricto sensu requerem o certificado de proficiência, já que cada um possui sua normatividade em termos de média.

"Sobre os alunos externos, o lema da Uepa não é só a formação de seus profissionais dentro do âmbito e espaço único da universidade. Nós precisamos ultrapassar e alcançar as demandas de fora da nossa comunidade acadêmica", disse. 

A professora Elisa ainda acrescenta que este é o único exame que a Uepa realiza para a proficiência em Língua Estrangeira, sendo esta a segunda edição do processo. "Nós esperamos contar com bastantes inscritos, pois o processo está aberto para todos que estão em cursos de Pós-Graduação stricto senso", afirmou. 

Texto: Vitória Reimão/Ascom Uepa

Por Governo do Pará (SECOM)