Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Tomé-Açu recebe programação do projeto Parcerias Pelo Pará

Por Igor Nascimento (SEDEME)
25/05/2022 21h42

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) promoveu, nesta quarta-feira (25), o primeiro dia de programação do projeto Parcerias pelo Pará - Agenda de Desenvolvimento, Emprego e Renda, agora no município de Tomé-Açu, na região nordeste do Estado. A programação, que seguirá até esta quinta-feira (26), prevê a realização de palestras e visitas técnicas a empreendedores locais. 

A iniciativa é resultado de uma articulação multi-institucional, envolvendo órgãos estaduais e entidades ligadas ao setor produtivo, como as secretarias de Estado de Planejamento e Administração (Seplad); de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e de Turismo (Setur), e ainda de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec); Junta Comercial do Pará (Jucepa); Núcleo de Gerenciamento de Microcrédito (Credcidadão) e Banco do Estado do Pará (Banpará).

Entidades como a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/Sescoop-PA), Banco da Amazônia e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA) também reforçaram a equipe do projeto no município.

O público presente ao primeiro dia de programação, na sede da Associação Cultural de Fomento Agrícola de Tomé Açu (ACTA), teve a oportunidade de assistir uma série de palestras sobre temas como empreendedorismo, linhas de crédito e microcrédito, cooperativismo, registro empresarial digital, desenvolvimento do setor agropecuário e do turismo, além de estratégias para atração de investimentos, formas de acesso a plataformas de transferências de recursos públicos e programas de incentivo ao acesso de jovens ao mercado de trabalho.

Na ocasião, a Sedeme apresentou sua estrutura organizacional e seus projetos voltados ao fomento de atividades produtivas, com ênfase para a linha de financiamento denominada “Crédito do Produtor” e para o Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), que leva energia a áreas produtivas carentes no Estado.

“O projeto Parcerias pelo Pará vem sendo realizado pela Sedeme desde 2019, com o objetivo de colaborar com o setor produtivo dos municípios do Estado, por isso estamos aqui em Tomé-Açu, para prestar orientações, conhecer a estrutura local e oferecer suporte no que for necessário”, explicou Mauro Barbalho, diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme. 

João Batista Pacheco, secretário de Finanças do município, destacou a busca por melhorias para o cenário econômico local que o evento proporciona. “Esse evento é muito importante porque vem trazer a busca de melhoria para os produtores, associações, cooperativas que podem vir a ser realizadas. Então esse evento vem trazendo um grande incentivo na produção tanto na agropecuária quanto na produção de polpas de frutas e isso é muito importante para o nosso município, algo que realmente estávamos precisando”, informou. 

Produtora de farinha, a empreendedora Ginelda Lima fala um pouco sobre a experiência de ter participado do evento. “Hoje eu aprendi muito porque já saio daqui sabendo mais sobre microcrédito, capital de giro. Na casa de farinha, hoje nós trabalhamos em parceria com 22 agricultores e 10 mulheres que me ajudam na casa de farinha, dividindo os lucros de uma produção de 1 mil kilos diários de farinha”, explicou a proprietária da Quebec Casa de Farinha. 

Ainda como parte da programação do primeiro dia, a equipe do projeto realizou visitas técnicas à Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA), incluindo à área de expansão da agroindústria que será inaugurada nesta sexta-feira (27), além da empresa Norte Polpas. 

No segundo dia de programação, nesta quinta-feira (24), as equipes realizarão atendimentos ao público local e uma série de visitas técnicas a empreendimentos e comunidades da área, oportunizando uma abordagem mais específica sobre os temas já tratados nas palestras. O objetivo é oferecer aos participantes informações úteis ao desenvolvimento de seus negócios e à melhoria das atividades.