Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

Fundação Carlos Gomes promove Festival de concertos e masterclass

Evento será desta quinta-feira (26) ao sábado (28), com uma programação especial de apresentações e atividades didáticas 

Por Governo do Pará (SECOM)
25/05/2022 15h26

O 1° Festival de Composição da Fundação Carlos Gomes, de 26 a 28 de maio, terá uma programação especial de concertos e atividades didáticas. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da FCG, o evento é uma evolução da Mostra de Composição realizada na modalidade online no ano passado, quando alunos e professores do curso de composição e arranjo do Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), se reuniram virtualmente.

Segundo o professor Victor Dantas, coordenador do evento, “o Festival surgiu da necessidade de valorizar, divulgar e oportunizar espaços aos jovens compositores de música de concerto do IECG, bem como criar um espaço de debate sobre o mercado de trabalho da área. Desta forma, eles podem experimentar suas composições e até ter um retorno do público”, reflete o professor.
                                 
Dantas explica ainda que o festival terá uma programação pedagógica. “Outro fator relevante para a realização deste festival é colocar os compositores em contato com profissionais renomados da composição musical, para que assim possam trocar experiencias e colaborar na sua trajetória profissional”, afirma.

A programação será aberta para estudantes de composição musical que desejam aprimorar seus conhecimentos na área. Serão oferecidas palestras, workshop e mesas redondas. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via formulário online, disponível na bio do Instagram da Fundação Carlos Gomes - @fundacaocarlosgomes.

Concertos - Serão realizados seis concertos musicais com estreias de obras de compositores paraenses. Dois grandes grupos do IECG irão se apresentar no evento: a Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, sob a regência do maestro Pedro Messias; e a Banda Sinfônica Carlos Gomes, regida por Victor Dantas. Os outros três concertos terão a participação do Quarteto de Cordas Carlos Gomes – Belém, dos pianistas Daniel Vieira e José Correa, do violonista Misael Carvalho, da Contrabaixista Natalia Pinheiro e do Grupo de Flautas Doces do IECG.

Concurso – Além das palestras e aulas, o festival irá realizar o I Concurso de Composição Musical, que irá premiar os três primeiros colocados. O concurso também é uma iniciativa para valorizar a música erudita e os jovens compositores.

SERVIÇO
I Festival de Composição da Fundação Carlos Gomes
De 26 a 28 de maio
Apresentação de concertos, palestras, workshop e mesas redondas

Programação:

26.05.22
10h 
Ettore Bosio
RECITAL DE PIANO

10h30
Ettore Bosio
MESA REDONDA
"O fazer composicional na contemporaneidade"
Participantes: Dr. Marcílio Onofre, Dr. Elder Oliveira, Me. Victor Dantas e Esp. Prof Rodrigo Ramos

14h
MASTERCLASS
Dr. Marcílio Onofre

19h30
Igreja de Santo Alexandre
CONCERTO DE ABERTURA
Orquestra Sinfônica Carlos Gomes
regente: Pedro Messias
e Resultado do I Concurso de Composição
 
27.05.22
10h 
Sala Ettore Bosio
RECITAL DE CONTRABAIXO E VIOLÃO  

10h30
Ettore Bosio
PALESTRA
Palestra Interação Compositor Interprete
Participantes: Ma. Natalia Pinheiro e Me. Victor Dantas
14h
Ettore Bosio
MASTERCLASS
Dr. Marcílio Onofre

18h
Sala Ettore Bosio
CONCERTO 
Quarteto Carlos Gomes – Belém                                                                                       
        
28.05.22

10h 
Ettore Bosio
RECITAL DO GRUPO DE FLAUTAS DOCES DA AMAZÔNIA

10h30
Ettore Bosio
PALESTRA
"Criação musical contemporânea: (con)vivendo entre o mundo das ideias e de suas possíveis realizações sonoras" Convidado: Dr. Marcílio Onofre

14h
Ettore Bosio
MASTERCLASS
Dr. Marcílio Onofre

19h30
Igreja de Santo Alexandre
CONCERTO DE ENCERRAMENTO
Banda Sinfônica Carlos Gomes
Regente: Victor Dantas.