Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

Estação Cultural de Icoaraci promove exposição e show no final de semana

Com temática 'Bonsai', o cultivo de miniaturizar plantas, a ação terá ainda palestra e a entrada será gratuita

Por Iego Rocha (SECULT)
25/05/2022 14h05

Para finalizar o mês de maio, a Estação Cultural de Icoaraci realizará, neste sábado (28) e domingo (29), uma programação especial focada em árvores Bonsai, a arte de origem japonesa que significa “árvore na bandeja” ou “árvore no vaso”. Haverá exposição, show musical e palestra socioeducativa sobre as plantas. A ação é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), União Bonsai Pará e Belém Bonsai, com a entrada gratuita para todos.

O processo de cultura paraense contou com diversas influências para o que hoje podemos chamar de diversidade cultural. Entre essas, destaca-se grandes colônias japonesas que desenvolveram práticas artísticas que predominam até hoje na região, como a cultivação de plantações Bonsai, que significa “planta na bandeja” em japonês.

A mostra de plantas Bonsai estará disponível ao público neste sábado e domingo, das 9h às 18h, no espaço cultural de Icoaraci. A exposição reúne mais de 40 árvores do tipo Bonsai, de diferentes tamanhos e de espécies variadas. Além disso, outras programações estão incluídas para apreciação do público.

A ação inicia no dia 28, às 10h, com o ensaio aberto do Balé Folclórico da Amazônia e, no mesmo horário, a palestra de “Introdução ao Bonsai”, ministrada por Oricélio Oliveira e Alain Rogério. Encerrando a programação, às 16h, o público será recebido por Allan Roffé e banda, que tocarão músicas regionais para os visitantes. Já no domingo (29), às 10h, ocorre a palestra “Introdução ao Bonsai” e, às 16h, o show musical de Santi Lopez e banda – que finalizarão as atividades tocando gêneros do jazz, blues, soul e pop.

A palestra de Introdução ao Bonsai terá como metodologia a divisão teórica e prática, em que será abordado o surgimento do Bonsai, na China; o aperfeiçoamento da plantação no Japão e a expansão para o mundo.

Para o palestrante Oricélio Oliveira, os ensinos da palestra poderão ser utilizados para lazer e terapias, ajudando no desenvolvimento criativo e bem-estar. “Faremos uma demonstração de estilização de um bonsai, mostrando algumas técnicas como envase, poda e aramação. O cultivo do bonsai pode ser um passatempo com características terapêuticas e uma grande oportunidade de contato diário com a natureza”, explica.

O intuito da programação é fornecer conhecimento da arte Bonsai com distração musical e ensinamentos, afirma Luciano Gomes, diretor da Estação Cultural de Icoaraci. “A gente convida as famílias, a comunidade em geral, a conhecer a exposição e divulgar a arte do Bonsai para as pessoas que não conhecem”, acrescenta.

Ainda de acordo com o diretor, a palestra irá permitir que as pessoas saibam mais sobre a imigração de japoneses no Brasil, principalmente no território paraense. “É importante que as pessoas conheçam esse processo de imigração e a cultura. A exposição de Bonsai vai possibilitar isso em conjunto de elementos dentro da palestra, que também vai abordar o processo de manejo, cultivo e adubação [da planta]”, reforça o diretor.

*Texto por Quezia Dias (Ascom Secult)