Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Em Belém, Sespa promove “Mais Saúde no Trânsito”

Encontro reuniu estudantes e profissionais no debate de temas afins, como a boa alimentação antes de viagens longas, não consumo de bebidas alcoólicas e a atenção ao conduzir

Por Mozart Lira (SESPA)
24/05/2022 13h37

Alessandra Amaral, coordenadora de Saúde Bucal, e Diego Cutrim, coordenador de Saúde do Homem/Sespa chamam atenção para cuidados importantes quando o tema é 'Trânsito'A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoveu na manhã desta terça-feira (24), a programação “Mais Saúde No Trânsito”, no auditório da sede central da Sespa, que contou com palestras e debates voltados aos servidores da Sespa, além de alunos da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e de cursos técnicos da área da saúde a respeito da importância dos cuidados e conscientização de todos na prevenção de acidentes no trânsito.

O evento foi uma realização da Coordenação Estadual da Saúde do Homem da Sespa em parceria com a Vigilância Epidemiológica. Entre os temas debatidos estiveram os impactos dos acidentes no trânsito na rede pública de saúde, iniciativas bem-sucedidas de segurança no trânsito em outras localidades, além de apresentação a respeito de projetos aplicados pela Prefeitura de Belém. 

Estudantes e profissionais da área de saúde tiraram dúvidas“Fico feliz com a presença de todos aqui no evento falando sobre a importância da saúde no trânsito. Debatemos programas que já vem há anos aplicando metodologias com impacto positivo no trânsito de diversos municípios. Também foi importante para sensibilizar a todos sobre a participação de cada um na prevenção de acidentes e que os presentes possam passar esse conhecimento adiante”, afirmou Diego Cutrim, coordenador estadual de Saúde do Homem.

Uma das participantes preocupadas em atuar como multiplicadora de conhecimento foi a professora da Uepa Natália Nogueira, que além de participar da programação, trouxe alunos do curso de Saúde Coletiva interessados no tema de saúde no trânsito. “É muito importante principalmente nos profissionais em formação compreender a relevância do tema. Os que estão aqui com certeza levarão debates importantes para os seus colegas”, declarou.

A questão da saúde no trânsito não está em foco pela Sespa apenas nessa programação desta terça (24). Uma das ações constantes da Secretaria é levar orientação a respeito dos cuidados no trânsito nas ações do programa TerPaz, iniciativa que leva serviços de saúde em diferentes bairros da capital.

A coordenadora do TerPaz, Alessandra Amaral, falou sobre os temas abordados nas palestras e rodas de conversa promovidas pelo programa: “Enfatizamos a importância dos usos dos equipamentos de segurança, da boa alimentação antes de viagens longas, a atenção com a velocidade em todas as vias e, claro, o não consumo de bebidas alcoólicas em qualquer hipótese quando for conduzir qualquer tipo de veículo”.

Texto: Edilson Teixeira/Ascom Sespa