Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc promove ginástica laboral para maior qualidade de vida de servidores

A meta da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) é de o projeto alcançar todos os setores da instituição

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
24/05/2022 10h37

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou, nesta segunda-feira (23), o Projeto “Ginástica Laboral” para servidores lotados no prédio-sede da instituição, em Belém. A iniciativa faz parte das ações propostas pela Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS), vinculada à Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep), para fortalecer as relações coletivas através de atividades que buscam garantir promoção à saúde, o bem-estar físico e mental. 

A ginástica laboral consiste em uma sessão de 10 a 15 minutos de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, que podem ser realizados frequentemente no local de trabalho, evitando a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Na estreia da ação, o professor de Educação Física, Jorge Paulo Silva, ministrou uma palestra para explicar como se dá o surgimento dessas lesões e a maneira de preveni-las.

A organização do projeto planeja levar a atividade para toda a Seduc, dentro e fora do prédio-sede. Neste primeiro dia, houve a apresentação de alguns exercícios de ginástica com os servidores, na sala multiuso do auditório Prof. Dionísio Hage, porém o início das atividades em definitivo está previsto para o próximo dia 30 de maio e ocorrerá de forma itinerante pelos setores.

Segundo a coordenadora da CAS, Larissa Castro, o setor trabalha para garantir a saúde dos profissionais da educação de modo geral. “Esse projeto vem para fazer com que o trabalhador se sinta valorizado no ambiente profissional. A gente acaba ficando robotizado no dia a dia e isso vai prejudicando a nossa saúde física ao longo do tempo. Portanto, o nosso objetivo é prevenir as doenças ocupacionais e melhorar a qualidade de vida dos servidores em seu local de trabalho”, ressaltou.  

Texto em colaboração com Yasmin Seraphico (Ascom / Seduc)