Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc inicia programação do 64º Jogos Estudantis Paraenses (JEPs)

A competição desportiva é dividida por categorias e será realizada em sete municípios paraenses

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
23/05/2022 18h58

De 20 de maio a 26 de junho, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza a 64ª edição dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). A competição busca contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, fomentar a prática desportiva e funciona como seletiva para definir os representantes do Pará nos torneios escolares a nível nacional.  

Organizado pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Seduc, os JEPs 2022 é direcionado aos estudantes dos gêneros masculino e feminino, com faixa etária de 12 a 14 anos (categoria A) e de 15 a 17 anos (categoria B). Nesta fase, estão presentes modalidades como o futsal, basquetebol, voleibol de quadra, futebol de campo, vôlei de areia e, excepcionalmente, a luta marajoara.

O primeiro anfitrião dos jogos foi o município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, que abriu as competições na última sexta-feira (20), com uma grande cerimônia no Ginásio Municipal Raimundo Nonato Gonçalves - “Tio Nona”.  Pelo segundo ano consecutivo, a luta marajoara - esporte de identidade cultural, foi destaque durante a competição e chamou a atenção do público.

A coordenadora de Projetos Educacionais do NEL, Ana Cláudia Neves, destacou que esta é a segunda competição escolar mais antiga do Brasil e falou da importância dos JEPs para a descoberta de novos talentos esportivos.

“A Seduc realiza integralmente esses jogos há 64 anos e, para nós, é um momento de congraçamento, de trabalho coletivo, de colocar os alunos no espírito de solidariedade e coletividade. O esporte olímpico começa na escola, e o esporte educacional é a base de tudo isso. Portanto, temos uma função muito importante, que é primeiramente estimular e fomentar a prática das atividades entre os estudantes e, posteriormente, descobrir grandes talentos que venham representar o Pará nas seleções estudantis”, frisou.

A dirigente ressalta, ainda, que a meta deste ano é chegar com o torneio nas 12 regiões de integração, sendo que nesta primeira fase as partidas ocorrem em sete localidades paraenses e a partir de agosto, a equipe organizadora dará continuidade nas cinco últimas regiões restantes. “Desde 2019, a Seduc vem incentivando cada vez mais a prática do esporte educacional nas unidades de ensino. Portanto, estamos muito felizes por ter iniciado mais uma vez os JEPs”, complementou Ana Cláudia Neves. 

CRONOGRAMA

Com o intuito de desenvolver o intercâmbio social desportivo entre alunos de diferentes regiões do estado, as partidas estão sendo sediadas em sete municípios paraenses, localizados nas regiões de integração do Baixo Tocantins, Carajás, Caetés, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó e Metropolitana.

A seguir, confira o calendário de realização dos JEPs 2022 em cada cidade-sede: 

27, 28 e 29/05 - Augusto Corrêa

03, 04 e 05/06 - Mocajuba

10, 11 e 12/06 - Belém

10, 11 e 12/06 - Tucuruí

17, 18 e 19/06 - Parauapebas

24, 25 e 26/06 - Castanhal