Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONVÊNIOS

Estado celebra importantes investimentos em infraestrutura para o município de Belem

Recapeamento asfáltico e limpeza de canais são alguns dos benefícios assinados na noite de sexta-feira (20)

Por Lilian Guedes (SECTET)
21/05/2022 08h47

"Para mim, é um motivo de felicidade. Não adianta o Pará estar bem, se Belém não estiver bem. Não adianta o estado estar forte, se a capital não estiver forte”, enfatizou o chefe do executivo estadual em uma noite histórica para o município de Belém. 

Na noite desta sexta-feira (20), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), celebrou diversos convênios com a Prefeitura de Belém para a execução de obras de infraestrutura urbana na capital paraense. O ato de assinatura contou com a presença do governador Helder Barbalho, do titular da SEDOP, Ruy Cabral, e do prefeito Edmilson Rodrigues. 

Para o governador Helder Barbalho, esta parceria é necessária para o fortalecimento da cidade e do estado do Pará. 

“Hoje é um dia histórico para Belém. A nossa capital tem mais de 400 anos, mas, certamente, ao longo desse período, não há, na história de Belém, um momento em que o Governo do Estado repassa para a Prefeitura um volume de recursos que nós estamos hoje, aqui, assinando, em convênio, para ajudar o município a enfrentar os desafios da nossa capital. Belém é uma cidade desafiadora, com problemas estruturais históricos e que precisa da parceria do Governo com o Município para que a nossa população possa viver melhor com a sua rua asfaltada, tirando o povo da lama no inverno, da poeira do verão para que no momento da chuva, principalmente na periferia, não tenha que conviver com alagamento das suas casas, dos seus bairros e os problemas diários da nossa capital”

Recapeamento 

Com um investimento de mais de R$40 milhões de reais, um dos convênios assinados foi para a revitalização e recapeamento asfáltico de 20 quilômetros de vias urbanas de Belém, em que serão serão executados serviços na camada do revestimento asfáltico para a recuperação, proporcionando a melhoria da acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida para a população.

Limpeza de canais

O governador Helder Barbalho também destacou outro convênio de cooperação técnica para que os moradores da capital não enfrentem mais problemas de alagamentos em suas residências e ruas de seus bairros. O convênio para a dragagem, limpeza e desobstrução dos sistemas de macro e microdrenagem no município de Belém irá beneficiar e contemplar diversos bairros da capital, organizando e garantindo a limpeza urbana.

“E hoje aqui, nós estamos fazendo uma parceria para a limpeza de mais de 60 canais em todos os bairros da nossa capital. No Mosqueiro, em Icoaraci, Outeiro e em todos os bairros que compõem a nossa Belém. São mais de 60 canais que serão limpos para evitar alagamentos, para ajudar a limpeza urbana e organizar a limpeza urbana”, disse o governador.