Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Creche 'Irmã Dulce' é contemplada com investimentos do Estado

Termo de Colaboração foi assinado pelo Governo do Pará e irá dobrar a capacidade de atendimento da creche

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
19/05/2022 21h32

O desenvolvimento da criança inicia ainda na educação infantil e uma estrutura escolar adequada alinhada à um bom funcionamento, são fatores determinantes para a qualidade do ensino básico. Com isso, o governador do Pará, Helder Barbalho, assinou, na tarde de quinta-feira (19), o Termo de Colaboração para a reconstrução da Creche Filantrópica “Irmã Dulce”, localizada no bairro de Fátima, em Belém, reiterando o compromisso do Estado com a educação e reforçando a importância do acolhimento às pessoas em vulnerabilidade social. 

“É uma ação importante em que nós precisamos dar condições para o acolhimento das nossas crianças. Uma creche não é apenas um local educacional. É proteção, promoção. É onde as mães do bairro deixam as crianças para poderem ir atrás do seu ganha pão sem precisar deixar o filho na casa do vizinho, do parente ou até mesmo sozinho com o filho mais velho, uma realidade, infelizmente, muito comum nas periferias”, explicou Helder Barbalho. 

O investimento do Governo Estadual, através da Fundação ParáPaz, contribuirá para a reconstrução do prédio, que atualmente contém cinco salas e atende 200 crianças. As obras devem iniciar em julho e proporcionarão benefícios não só para os alunos, como para os pais, que após a readequação estrutural, abrirá novas vagas e passará a atender o dobro de crianças, como explicou a Diretora da instituição, Nilda Barata. 

“É uma alegria imensa participar de um momento como esse depois de tantos anos atuando na creche. Pela primeira vez, em 52 anos, vamos reconstruir o espaço que vai trazer mais aconchego e qualidade para nossas crianças. Temos salas que estão impróprias para uso e por isso estão fechadas, mas com elas reconstruídas vamos ampliar nossos serviços garantindo cerca de mais 200 vagas para alunos novos”, comemorou a diretora. 

Para a moradora do bairro, Marlúcia Coelho, de 38 anos, a notícia foi uma grata surpresa. Enquanto aguardava a filha de 4 anos ser liberada da creche, ela relembrava que apesar da estrutura e condições limitadas, a instituição sempre teve boas referências e que não vê a hora do projeto sair do papel. 

“Minha filha mais velha de 11 anos estudou aqui e a mais nova agora estuda e eu acompanho o desenvolvimento dela e vejo o quanto ela evolui. As professoras, todos os funcionários são muito atenciosos e as crianças gostam muito de todos. Fico muito feliz de saber que outras mães poderão ter essa mesma oportunidade que eu tenho, de entregar minha filha e saber que ela está sendo bem tratada, com pessoas que eu confio”, declarou a dona de casa. 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, pontuou que foi uma conquista para a população e agradeceu a parceira com o Estado, já que a prefeitura possui convênio para a manutenção do espaço e pagamento dos funcionários. 

Compromisso - Na ocasião, foi entregue ao presidente da Escola de Samba da Matinha, Rodolfo Trindade, o Título de Propriedade do imóvel, que foi comemorado com muita música e aplausos da população. O ato foi acompanhado pela deputada estadual Marinor Brito; pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Zeca Pirão e vereadores Pablo Farah e Igor Andrade.