Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E LOGÍSTICA

Detran conclui sinalização viária em municípios paraenses

Bragança, Abaetetuba, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia e PA-154 receberam sinalização vertical e horizontal

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
18/05/2022 15h59

Sinalização viária promovida pelo Detran, no município de Cametá, no Baixo TocantinsO Projeto Sinalização Viária por Todo o Pará continua garantindo mais estrutura viária em todo o estado e nesta semana concluiu as obras nos municípios de Bragança, Abaetetuba, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia e na PA-154, que liga as cidades de Salvaterra e Soure, no Marajó. Nestas cidades as vias ganharam sinalização vertical e horizontal para tornar o trânsito mais organizado e seguro para motoristas e pedestres.

Executado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em parceria com os municípios, o projeto do Governo do Estado foi criado em 2021 para estruturar o tráfego local em áreas que ainda não possuem sinalização viária. Com uma frota cada vez maior, o Estado tem priorizado as obras de trânsito, que, além de facilitar a comunicação na via e promover fluidez e segurança da população, garante mais desenvolvimento econômico aos municípios ao facilitar o acesso a áreas estratégicas das cidades.

Equipe em ação na PA-154, no arquipélago do MarajóO ''Sinalização Viária por Todo o Pará'' já beneficiou mais de 60 municípios em todas as regiões do Estado. “A sinalização no trânsito existe para orientar e informar condutores e pedestres sobre as condições de uso das vias públicas e estradas. Ela é fundamental para organizar e garantir mais respeito no tânsito”, destaca a diretora geral do Detran, Renata Coelho. 

A sinalização horizonta viária também foi garantida em São Geraldo do Araguaia, no sudeste estadualNa sinalização horizontal as obras são realizadas no pavimento das vias, incluindo sinais de linhas, marcações, símbolos e legendas, e ainda marcas transversais e de canalização, símbolos e legendas. Já a sinalização vertical é composta por placas fixadas ao longo e próximas das vias, com informações  variadas sobre o trânsito.

Além desses municípios, a sinalização viária está em fase de conclusão na PA 150. Outras obras estão iniciando no município de Cametá. A equipe de engenharia do Detran está percorrendo a região sudeste, realizando o levantamento do projeto para iniciar a sinalização em Marabá, Palestina do Pará, Eldorado dos Carajás, São João do Araguaia e Brejo Grande do Araguaia já nos próximos dias.