Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Famílias de Limoeiro do Ajuru recebem apoio para construir e reconstruir suas residências com o programa Sua Casa

Por Ronan Frias (DETRAN)
17/05/2022 19h23

Com o objetivo de melhorar a qualidade de moradia na cidade de Limoeiro do Ajuru, o governo estadual beneficiou nesta terça, 17 de maio, 40 famílias carentes com cheques do programa Sua Casa. A ação garante apoio para aquisição de material de construção e para o pagamento da mão de obra contratada para execução do serviço de construção, reconstrução e ampliação das residências. O investimento, superior a R$ 300 mil foi liberado por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab).

Os cheques do programa foram entregues pelo governador Helder Barbalho durante a realização de agenda no município. De acordo com o chefe do executivo paraense, o programa Sua Casa vai melhorar a vida das famílias beneficiadas e vai aquecer a economia local: "Cumprimento os beneficiários do programa Sua  Casa, são famílias que estão sendo contemplados aqui neste dia de festa pela bem de Limoeiro do Ajuru".

Para o presidente da Cohab, Orlando Reis, a entrega representa a atenção entregue aos moradores que mais precisam. "Estamos efetivando a determinação estadual de garantir que as famílias carentes sejam beneficiadas. E nós já levamos o programa para todas as regiões paraenses".

O “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.

Salvador Monteiro, um dos beneficiadosSeu Salvador Dias Monteiro foi contemplado pelo programa. “Eu estou muito realizando um sonho. Vou poder ter uma moradia mais digna, vou ter um lar de verdade", festejou o morador.

Desde a criação em 2019 até o final de fevereiro de 2022, segundo a Cohab, o programa já chegou a 117 cidades paraenses em todas as regiões. O investimento total do "Sua Casa", com a liberação das duas etapas, somou mais de R$ 260 milhões. O recurso foi destinado para o melhorar mais 25 mil domicílios. A estimativa da Companhia é que o programa beneficiou mais de 125 mil pessoas ao longo dos anos.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.