Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará leva informações sobre defesa agropecuária a alunos do IFPA

Agência Agropecuária foi convidada a contribuir com o aprendizado de estudantes do curso Técnico de Meio Ambiente

Por Governo do Pará (SECOM)
17/05/2022 14h37

Estudantes, do curso Técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal do Pará, atentos à servidora da Adepará Com o objetivo de complementar o aprendizado de estudantes do curso Técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal do Pará (IFPA), servidores da Agência Agropecuária do Estado (Adepará) foram convidados para participar, como parceiros, do Projeto Cinebio, desenvolvido pelo Instituto com o intuito de oferecer palestras com profissionais do setor de defesa agropecuária e a exibição de filmes com temáticas ambientais.

A parceria entre as duas instituições surgiu da necessidade de desenvolver ações educativas para o cumprimento de metas de educação sanitária. “A atividade reforça a área técnica do Instituto, estreita os laços entre as instituições parceiras e divulga as ações de defesa sanitária realizadas pela Adepará em todo o estado. Os temas estão sendo apresentados e os professores de diversas áreas do IFPA estão encaixando em suas matérias”, ressaltou a fiscal estadual agropecuária Ana Karen de Mendonça Neves, responsável pela área vegetal da Unidade Sanitária da Adepará, em Belém.

No início da semana, a engenheira agrônoma e mestranda em agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), ministrou a palestra “Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos”. Ana Karen Neves explanou também sobre as atividades realizadas pela Adepará a fim de despertar nos alunos o interesse pela defesa, inspeção e fiscalização agropecuária no Estado, bem como complementar a formação técnica, como atividades complementares.

”Estamos levando aos alunos de cursos técnicos informações sobre nossas atividades, despertando neles o interesse pela agropecuária. As palestras ocorrem de acordo com a disponibilidade da agenda dos alunos. Essa semana ficamos com 4 horas para as palestras, divididas em dois dias”, explicou a servidora, que é mestranda em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

Na próxima quinta-feira, 19 de maio, às 8h20, na sala do Cinebio no IFPA de Ananindeua, a fiscal estadual agropecuária abordará a “Legalização de Produtos Artesanais da Área Vegetal”. A palestra possui carga horária de duas horas e contará como atividade complementar. Também será emitido certificado aos participantes.

Em junho, o palestrante será o médico veterinário Waldearino Paes do Nascimento. O fiscal estadual agropecuário deverá abordar a legalização de matadouros ou outro assunto de interesse da defesa animal.

Projeto Cinebio

Coordenado pelo professor de biologia do Instituto Federal do Pará (IFPA), doutor Luciano Margalho, o projeto "Cinebio" oferece filmes e palestras relacionados às disciplinas e atividades acadêmicas realizadas com os estudantes do Instituto. Os eventos são realizados nas salas disponíveis ao projeto Cinebio ou nas salas de aula do IFPA de Ananindeua ou de Belém.

Adepará

A Adepará é responsável por planejar e executar ações que promovam a sanidade e a qualidade da produção agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Pará.

Cabe à Agência coordenar, normatizar, fiscalizar e executar a política de Saúde Animal e Vegetal, e de Defesa Sanitária, além de realizar o controle de qualidade, a classificação, a inspeção, a padronização e o armazenamento de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal.

Texto de Rosa Cardoso