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Núcleo de Socioeducação e Reinserção Social inicia atividades nesta terça-feira (17)

Por Fernanda Martins (UEPA)
16/05/2022 19h08

Uma cerimônia realizada no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), marca o lançamento oficial do Núcleo de Estudos e Extensão em Socioeducação e Ressocialização, um novo projeto de Extensão da Instituição em parceria com o CCSE, que tem como públicos-alvo adolescentes e jovens em conflito com a lei, egressos do sistema carcerário, ou ainda em situação de vulnerabilidade social. Amanhã, 17, às 11h, uma mesa composta de organizadores, gestores e parceiros do núcleo marca o início das atividades. Numa perspectiva de reinserção para tais sujeitos, o núcleo irá desenvolver, no decorrer dos trabalhos, ações pedagógicas interdisciplinares, artísticas, esportivas, culturais e formativas.

Coordenado pela Profª Drª Maria Elena Nascimento de Lima, integrante do corpo docente do CCSE, os projetos e as atividades socieducativas interdisciplinares desempenhados pelo núcleo promoverão ações com instituições parceiras da Uepa ­– como outras universidades, instituições de pesquisa e iniciativas governamentais ou não governamentais ­–, visando a integração da Universidade com vários âmbitos da sociedade paraense, pautado numa ótica de inclusão social.   

Com o objetivo de representar a Uepa na consolidação de políticas públicas de socioeducação e ressocialização, com a finalidade de oportunizar a produção e visibilidade acadêmica, o núcleo também tem como suas premissas integrar-se a programas municipais e estaduais de proteção à infância e adolescência em vulnerabilidade social; propor cursos de formação continuada na área da Educação Carcerária e Pedagogia Social; integrar-se como campo de estágio supervisionado curricular aos docentes do curso de Pedagogia e áreas afins dos curso ofertados pela Uepa; participar de pesquisas interdisciplinares, eventos locais, nacionais e internacionais que contribuam para o conhecimento e melhoria da qualidade do trabalho socieducativo.