Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

2ª Fase do 'Segurança Por Todo O Pará' chega à 9ª Região Integrada

Por Roberta Meireles (SEGUP)
16/05/2022 17h50

Promovendo a integração entre as forças de segurança, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) promoveu, nesta segunda-feira (16), uma reunião operacional entre os gestores locais da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP Lago Tucuruí), no sudeste paraense. O encontro faz parte da segunda fase do projeto “Segurança Por Todo o Pará”, que até o final de junho deve alcançar todas as 13 RISPS com a segunda fase.

A reunião, que ocorreu na sede do Comando de Policiamento Regional IV (CPR IV), teve a participação de representantes do colegiado formado na primeira vez que o projeto foi apresentado, o Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Cispeds), além integrantes da secretaria adjunta de gestão operacional da Segup. Foram discutidos os números da região e apontadas as principais estratégias adotadas.

O presidente do Cispeds Lago Tucuruí, coronel Dumont Leal, destacou na reunião que a integração e parceria entre os órgãos já uma rotina nas ações dentro da nona RISP. “Ações pontuais e Operações já vêm sendo desencadeadas de forma conjunta, inclusive com a inserção de órgãos da gestão dos municípios da região”, comentou.

Segundo o presidente, as ações que serão desencadeadas devem proporcionar mais tranquilidade e bem-estar para a população. “A presença dos órgãos é fundamental para a melhoria da sensação de segurança. Devemos promover ações de combate e de policiamento ostensivo, com foco também na fiscalização para evitar o cometimento de delitos”, afirmou.

Para o coronel Castro Alves, representante da Segup na reunião, o trabalho do colegiado é fundamental para o êxito das ações. “Eles que fazem a decisão do que será feito além de requisitar quais apoios logísticos serão necessários. Quem conhece a região é o mais habilitado para tal e essa é a proposição do ‘Segurança Por Todo o Pará”, apontou. 

Além de Tucuruí, integram a 9ª RISP mais seis municípios: Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Pacajá e Tailândia.

Segurança Por Todo o Pará - Descentralizando a gestão, o Programa “Segurança Por Todo o Pará” visa levar representantes da segurança pública estadual às sedes das Risps para identificar as principais demandas da região. No ano passado, o programa percorreu 13 das 15 Regiões Integradas para debater as demandas. A segunda fase foi iniciada em fevereiro deste ano.

Texto: André Macedo (Ascom Segup)