Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Em Belém, ‘Creche Prof. Orlando Bitar’ abre em clima de alegria

O espaço de aprendizagem recebeu em seu primeiro dia de funcionamento mais de 500 crianças até 5 anos de idade

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
16/05/2022 13h18

Crianças brincam acompanhadas pela equipe de professoras no primeiro dia das atividades na Orlando BitarCom o início das atividades do Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, em Belém, o Governo do Estado dá o pontapé inicial em seu compromisso de zerar o déficit de 30 mil vagas em creches, para crianças com até 5 anos de idade, em todo o Pará. Nesta segunda-feira (16), com muita alegria, carinho e diversão, mais de 500 crianças foram recepcionadas em seu primeiro dia de aula.

Uma das alunas que vai frequentar diariamente este espaço de aprendizagem é a Valentina de Oliveira, que disse estar bastante ansiosa para poder estudar. “Eu já sei o alfabeto, as letras, a contar os números e sempre gostei de aprender sobre várias coisas. Achei a escola linda, já fiz alguns amiguinhos, queria muito estudar e estou feliz por estar aqui”, disse a menina.

Criança com familiar sinaliza positivamente na chegada ao Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) O CREI Prof. Orlando Bitar vai garantir ensino em tempo integral de qualidade para potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social dos pequenos paraenses de 2 a 5 anos e 11 meses de idade. Gerenciado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a unidade escolar é voltada para crianças das modalidades Maternal I e II, Pré-Escola I e II, e seu horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que este é um momento extremamente festivo, de muita celebração, porque é a primeira das 150 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará” em plena atividade. 

“Hoje, recebemos mais de 500 crianças e com esta ação, estamos oportunizando aos pais, mães e responsáveis, que eles possam ter acesso com tranquilidade ao mercado de trabalho. Portanto, a educação transforma a vida das pessoas, desde o ensino infantil, porque é a base de tudo, para que esse aluno cresça e possa continuar seus estudos na idade certa e tenha o melhor aprendizado possível”, destacou a titular da Seduc.

OPORTUNIDADE

Apesar da apreensão em deixar a Ana Clara em seu primeiro dia de aula, a profissional autônoma, Karoline Martins, afirma que agora poderá ir atrás de uma oportunidade de emprego e reforçar o sustento da família. “É um aperto no coração, mas quem precisa, tem que fazer esse esforço e sei que com o tempo ela vai se acostumar com a rotina. Soube dessa oportunidade através do meu pai, fizemos a inscrição e após muita ansiedade, conseguimos uma vaga, até porque não temos condições de pagar uma creche. Portanto, essa é uma iniciativa louvável, porque muitas mães deixam de trabalhar por não ter alguém ou um local adequado para deixar seus filhos e agora, graças ao Governo do Estado, está tendo”, frisou.

Já a mãe de Lorenzo, de 4 anos, Daniele Azevedo, acredita que o local será fundamental para o crescimento de cada criança. “Espero que nossos filhos tenham ensino de qualidade, possam ficar seguros, para que a gente trabalhe com tranquilidade. Com certeza este espaço veio em boa hora, eu particularmente não tinha com quem deixar meu bebê e aqui vai ser o local ideal para que ele se desenvolva”, ressaltou.Coordenadora de Saúde Bucal, Alessandra Amaral

TERSAÚDE 

O Programa Territórios da Paz (TerPaz), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vão disponibilizar diversos serviços de saúde às crianças do CREI Prof. Orlando Bitar. A coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral, detalha que haverá atendimentos odontológicos e o acompanhamento da escovação dos pequeninos. “Todos os dias, após as refeições, as crianças terão a escovação supervisionada com profissional inicialmente e, em seguida, vamos capacitar as professoras e suas auxiliares para estarem acompanhando e inclusive desenvolverem trabalhos nas salas de aula, mostrando a importância da prevenção e ensinando a cuidar dos dentinhos brincando”.

A dirigente disse, ainda, que há um ambulatório no espaço de aprendizagem, com técnico em enfermagem e enfermeiro, que ficarão diariamente no local para qualquer eventualidade. Alessandra Amaral também afirmou que está organizando uma equipe para fazer diversos atendimento de saúde, com odontólogos e médicos pediatras, para todas as crianças da creche.

DIFERENCIAIS

Uma das características principais do CREI Prof. Orlando Bitar é a sua localização estratégica, situada na Av. Governador José Malcher, nº 793, no bairro de Nazaré, em Belém. A unidade de ensino possui 19 salas para o maternal I e II, pré-escola I e II, brinquedoteca, enfermaria, biblioteca infantil, sala de dança, dos professores, do soninho, de higienização e multimídia. 

O local também dispõe de consultório dentário, escovódromo, refeitório, almoxarifado, banheiros feminino e masculino, equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD), entre outros equipamentos educacionais. Toda essa infraestrutura vai proporcionar aos pequenos paraenses ambientes confortáveis, humanizados, ensino de qualidade e totalmente gratuito, além de garantir capacitação dos profissionais que vão atuar nas outras 149 unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”.