Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Superintendências, Comandos Regionais e equipes especializadas atuam em Altamira

Equipes da Divisão de Homicídios e da Polícia Militar foram deslocadas de Belém para o município, onde já houve prisões e apreensões

Por Roberta Meireles (SEGUP)
15/05/2022 21h41

Agentes de segurança seguem mobilizados junto a equipes especializadas no município de Altamira, no sudoeste estadual

Uma força-tarefa montada neste domingo (15), mobilizou equipes das Superintendências e Comandos Regionais, bem como equipes especializadas para reforçar as ações de segurança no município de Altamira, sudoeste do estado.

Agentes da Divisão de Homicídios (DH) já estão em Altamira para auxiliar nas investigações, assim como da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações de Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Batalhão de Ações com Cães (BAC), e ainda, o Regimento de Polícia Montada (RPMOT), a fim de assegurar a manutenção da ordem no município.

Durante as incursões realizadas no período da tarde, um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Os dois estavam em uma das residências suspeitas de ter envolvidos nos crimes. Com o casal, foi apreendido uma quantia de entorpecentes e dinheiro. Ambos foram ouvidos e após procedimentos, estão à disposição da justiça.


Integração 

Mais de 60 agentes de Segurança entre Policiais Militares e Civis estão realizando, de forma ininterrupta, ações preventivas e repressivas. Paralelo  a isso, há um trabalho de inteligência em curso para identificar e localizar os autores dos crimes ocorridos na noite de sábado, em que quatro pessoas foram mortas e quatro ficaram feridas, em um estabelecimento comercial.

Nas primeiras horas da manhã deste domingo, o governador do Estado, Helder Barbalho, junto a gestores dos órgãos do Sistema de Segurança do Estado e membros do Ministério Público se reuniram com os comandos locais e traçaram estratégias. As medidas são postas em prática na busca dos esclarecimentos dos fatos.

Entre as iniciativas estão em andamento incursões de forma integrada, e também isoladas, dentro das atribuições específicas dos órgãos envolvidos. Diligências foram feitas em residências, e houve apreensão de alguns objetos, cujas análises devem contribuir para as investigações. 

Nas ruas de Altamira, as rondas repressivas e preventivas se intensificaram nas últimas horas e vão continuarOperações

Além das medidas específicas, também continuam sendo intensificadas, as operações da Polícia Militar, como "Polícia Mais Forte" e "Super Overlord", que mobilizaram 15 viaturas e mais de 40 militares na tarde deste domingo, garantindo a ostensividade, presença nas ruas e fiscalizações em pontos estratégicos do município. 

O objetivo das ações ostensivas também é coibir e inibir as ações criminosas ocorridas no município, visando garantir a paz social e a redução dos indicadores de criminalidade. 

O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, pontua a importância do investimento em inteligência, que diante de eventos como esses, são essenciais para apuração investigativa por parte da Polícia Civil e dos setores de perícia e inteligência do Estado, fazendo com que ações de combate a organizações criminosas sejam exitosas, bem como a localização, em tempo breve, de autores dos crimes. 

“Estamos desenvolvendo continuamente ações ostensivas, não somente em Altamira, mas em todo o estado, em especial nesse final de semana para o enfrentamento da criminalidade. Porém, com o episódio ocorrido ontem (14) montamos uma força tarefa, com estratégias voltadas para neutralizar e capturar os responsáveis pelas mortes e por outros delitos que vem ocorrendo no município de Altamira. Ressaltamos que não deixaremos a criminalidade tomar conta dessa região assim como do nosso Estado como um todo", pontuou o titular da Segup.