Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO PARA O MERCADO

Concluintes do Programa Qualifica Pará recebem certificados no município de Moju

Evento no nordeste estadual contemplou turmas dos cursos de Extração de Óleo Vegetal, Artesanato em Madeira, Eletricista Predial e Residencial, entre outras

Por Camila Santos (SEASTER)
15/05/2022 17h15

Neste domingo (15), a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), certificou mais 120 alunos do programa de qualificação profissional “Qualifica Pará”. O ato, realizado no município de Moju, no nordeste estadual, contemplou 6 turmas dos cursos de Extração de Óleo Vegetal, Artesanato em Madeira, Informática Básica, Pintor de Obras e Eletricista Predial e Residencial.

O Qualifica Pará é um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado, em especial, à população paraense de baixa escolaridade ou situação de vulnerabilidade social.

Os alunos concluintes Samuel Santana e Jaime Malcher concluiram o curso de Artesanao em Madeira e exibem a peça que criaramSamuel Santana e Jaime Malcher participaram da turma de artesanato em madeira e a partir do curso iniciaram alguns projetos. “Eu já trabalhava com artesanato, mas era entre parentes, família, agora com o curso, com o certificado é uma oportunidade de negócio mesmo, posso vender através de sites, e sem contar que ter o certificado no seu estabelecimento já é um diferencial, você é reconhecido como profissional. Eu sou grato pela oportunidade”, comentou Jaime.

Já pra Danielle Silva a oportunidade veio pra contribuir na geração de renda através da venda de sabonetes. “Esse curso veio pra me ajudar a ter qualidade de vida e renda. O meu incentivo veio da minha mãe, ela que já trabalha com a produção de sabonetes me ajudou e agora eu quero continuar nesse ramo. A minha vontade é de criar o sabonete de dendê, que aqui na região ainda tem”, destacou. O sorriso de Danielle Silva com o curso Extração de Óleo vegetal

Nesta primeira etapa do programa serão 30 mil pessoas qualificadas, através de 1.452 turmas, nos 144 municípios paraenses. A segunda etapa do programa já foi aprovada, o que contribuirá para a qualificação de 60 mil pessoas ao todo, até o final deste ano. Além da capacitação, o programa ainda prevê um microcrédito que contribuirá na compra de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio.

“Eu costumo dizer que sem conhecimento nós não vamos a lugar nenhum. Por isso a importância de estar qualificado, de estar buscando informação. Nós abrimos as inscrições para a segunda etapa do programa e em menos de dois dias nós atingimos 50mil inscritos. Moju mobilizou e inscreveu em 90 cursos, isso demonstra o interesse do município na busca por oportunidade. Eu sempre exijo às empresas a qualidade nos cursos, para que vocês recebam o melhor. Então não parem de estudar, se apropriem dos seus negócios, solicitem o microcrédito a partir do site da Seaster, e estejam sempre à frente, buscando o melhor”, reforçou o titular da Seaster. Inocencio Gasparim.

Mais informações sobre o programa e sobre o cadastro para o microcrédito estão disponíveis no site da Seaster www.seaster.pa.gov.br.